Sala de Leitura
Nascido em Porto Alegre, em 1946, João Gilberto Noll publicou 13 livros e recebeu prêmios importantes como Jabuti, que já venceu em cinco ocasiões: 1981, 1994, 1997, 2004 e 2005. Além disso, seu romance Harmada está incluído na lista dos 100 livros essenciais brasileiros em qualquer gênero e em todas as épocas indicado pela Revista Bravo. Nome de primeira grandeza da literatura brasileira, Noll costuma definir seu ofício como "uma voz embriagada que canta".
CLL – O que você está escrevendo?
João Gilberto Noll – Estou desde junho do ano passado escrevendo um romance com o título provisório de Virilidade. Trata-se de um livro ambientado em dois países estrangeiros mas sobretudo em Porto Alegre, onde se passa 70% da ficção.
CLL – O que você está lendo?
João Gilberto Noll – Estou lendo Os Anéis de Saturno, de W.G.Sebald. Um livro originalíssimo, com pouca narração, descrições notáveis, onde a história e a geografia entram de forma admirável. O que mais me impressiona são as conexões entre as sequências aparentemente avulsas.
CLL – E o que você recomenda como leitura?
João Gilberto Noll – A lírica de Camões. É a língua em mármore, é a eternidade da forma. Beleza em estado inigualável. Altamente recomendável para um momento de tamanha frivolidade como o nosso.
Comentários
Postar um comentário