Chute na estante: O Mundo de Sofia - Jostein Gaarder
O Mundo de Sofia de Jostein Gaarden é um livro indicado para quem gosta de filosofia ou até mesmo, para quem está iniciando seus estudos em filosofia pois é um romance envolvente que, de forma natural e didática, introduz a História da Filosofia dando rápidas pinceladas sobre o seu desenrolar no Ocidente. Levanta as principais questões estudadas pelos pensadores de todos os tempos, vivo exemplo da inquietude humana e da instintiva busca por referenciais de conduta: Deus, o Universo, o Homem, a Sociedade e a História.
Sinopse: Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para uma tal de Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece. O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste fascinante romance, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países em que foi lançado. De capítulo em capítulo, de ´lição´ em ´lição´, o leitor é convidado a trilhar toda a história da filosofia ocidental - dos pré-socráticos aos pós-modernos -, ao mesmo tempo em que se vê envolvido por um intrigante thriller que toma um rumo muito surpreendente. Best-seller mundial, um thriller envolvente que percorre as diversas correntes filosóficas, dos pré- socráticos aos pós-modernos.
"Quando você vê uma sombra, Sofia, na mesma hora você pensa que
alguma coisa deve estar projetando esta sombra. Por exemplo, pode acontecer de
você ver a sombra de um animal. Talvez a de um cavalo,mas você não está bem
certo.Então você se vira e vê o animal verdadeiro,que,naturalmente,é muito mais
bonito e de contornos mais nítidos do que a imprecisa sombra. É POR ISSO QUE
PLATÃO CONSIDERA TODOS OS FENÔMENOS DA NATUREZA MEROS REFLEXOS DAS FORMAS
ETERNAS,OU IDÉIAS. Só que a maioria das pessoas está satisfeita com sua vida em
meio a esses reflexos sombreados. Elas acreditam que as sombras são tudo o que
existe, e por isso não as vêem como sombras. Com isto,esquecem-se também da
imortalidade da alma." (Pág. 104)
O Mundo de Sofia - Romance da História da Filosofia, está disponível para empréstimo no acervo da Biblioteca Municipal Josué Guimarães (Av. Erico Verissimo, 307).
Comentários
Postar um comentário