Primeira Página - Claudia Tajes

No próxima dia 24, a escritora Claudia Tajes participa do evento Primeira Página. Juntamente com Leticia Wierzchowski, falam sobre a pré-estréia de seus novos livros.
Em setembro, Claudia lançará seu primeiro livro de contos Sangue quente – contos com alguma raiva, pela editora L&PM. O livro reúne cerca de vinte “contos raivosos sobre homens e mulheres”.
Confere abaixo a entrevista que Claudia nos concedeu, falando um pouco sobre o novo livro.
 
 CLL - O teu novo livro Sangue quente - contos com alguma raiva, será teu primeiro livro de contos. Como foi a experiência de trabalhar numa categoria nova?

Claudia Tajes - Dificílima. Por característica eu escrevo histórias curtas, e isso porque as minhas ideias são curtas também. Só que, em uma novela, a mesma ideia rende um livro inteiro. Aqui eu precisei ter ideias diferentes para cada história, ainda que o tema "raiva" tenha orientado tudo o que eu pensei. Foi a minha salvação -ou não.

CLL - O livro contará com mais de 50 contos. Como é teu processo para escrever - de onde sai tanta inspiração?

CT - Ah, essa era a minha pretensão inicial, e bota pretensão nisso. Quando vi, estava era enchendo morcilha, me repetindo, enganando a mim e ao leitor para publicar um livro que parasse em pé na estante. Teria muitas páginas, mas ruins. Em um ataque de honestidade, passei a tesoura. Sobraram vinte contos.

CLL - Como surgiu a ideia de fazer um livro de contos? Foi algo que tu sempre quiseste escrever?

CT - Eu tinha alguns textos inéditos e outros até já publicados há tempos e sem plateia, além de ideias que não havia chegado a desenvolver. O que fiz foi pegar tudo isso (que não era tanto assim) e dar forma, reescrever e melhorar (espero). Completei com histórias que escrevi especialmente e que, acho eu, têm influências de autores que eu leio muito. Agora é esperar, com um frio na barriga, para ver o que o pessoal vai achar.


Comentários

Postagens mais visitadas