Dia de São João


"Noite de S. João para além do muro do meu quintal.
Do lado de cá, eu sem noite de S. João.
Porque há S. João onde o festejam.
Para mim há uma sombra de luz de fogueiras na noite,
Um ruído de gargalhadas, os baques dos saltos.
E um grito casual de quem não sabe que eu existo."

Invocando Alberto Caeiro, lembramos hoje o dia de São João, que juntamente com Santo Antônio e São Pedro, é celebrado no mês de junho - uma tradição de herança portuguesa. São João é considerado o santo festeiro, por isso os eventos em devoção a ele são sempre muito animados, com música e dança.

Mas, claro, como todo santo, muitos rituais e crenças estão relacionados a São João. Aos supersticiosos, aqui vão algumas dicas para o dia de hoje, que estão no livro Festas e tradições populares do Brasil, do historiador Mello Moraes Filho.

- Na véspera do dia do santo deixa-se, ao sereno, uma bacia d’água. Antes do nascer do sol, a pessoa deve mirar o próprio rosto na bacia. Se não vir sua sombra refletida, é sinal de que não chegará ao próximo dia de São João.

- As brasas da fogueira de São João são consideradas bentas. Muitas pessoas as guardam ou enviam aos parentes, acreditando que quem as possui vive um ano a mais.

- As mulheres solteiras devem passar pela fogueira segurando um copo d'água. Depois de beber a água, devem ficar atrás da porta da rua. O primeiro nome de homem que ouvirem pronunciar, será o daquele com quem irão se casar.


Festas e tradições populares do Brasil
Mello Moraes Filho
Editora Villa Rica
316 páginas
Esgotado no fornecedor

Postagens mais visitadas