segunda-feira, 21 de março de 2016

COORDENAÇÃO DO LIVRO E LITERATURA/SMC NA SEMANA DE PORTO ALEGRE | 2016

SEMANA DE PORTO ALEGRE | 2016

26 DE MARÇO A 2 DE ABRIL

“Viva o que Porto Alegre tem de melhor!”

De 26 de março a 2 de abril, a Coordenação do Livro e Literatura (CLL) da Secretaria Municipal da Cultura participa de mais uma edição anual da 57ª Semana de Porto Alegre. A programação inclui palestras, exposições, saraus, contação de histórias e feira de troca de livros.

Local: Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues – Av. Erico Verissimo, 307
Entrada: franca / Estacionamento: gratuito no local

Informações: (51) 3289-8079 | cll@smc.prefpoa.com.br
#poa244anos

PROGRAMAÇÃO

26 de março a 2 de abril • 9h—19h (sábados das 14h às 18h)
Exposição “244 ANOS DE PORTO ALEGRE: A CIDADE EM IMAGENS E LIVROS”
Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães

Em destaque, obras do acervo da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães dedicadas à história de Porto Alegre e 25 paineis fotográficos pertencentes ao acervo da Secretaria Municipal de Educação (SMED), reunidos em uma exposição destinada a resgatar e estimular preservação da memória sobre a Capital gaúcha, desde os seus primórdios.
_________________________________________

26 de março a 2 de abril | 9h—19h (sábados das 14h às 18h)
Exposição “IRMÃOS PORTO ALEGRE: A CONTRIBUIÇÃO DE APELLES,
ACHYLLES E APOLLINÁRIO À CULTURA GAÚCHA”
(Acervo do Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre)
Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães

Por meio de 11 banners narrativos, a trajetória dos irmãos riograndinos Apelles (1850-1917), Achylles (1848-1926) e Apollinário Porto Alegre (1944-1904), intelectuais cuja atuação em segmentos como literatura, educação e jornalismo contribuiu para a efervescência cultural da cidade entre a segunda metade do século 19 e as primeiras décadas do século 20. A trajetória dos três está diretamente ligada à fundação da Academia Rio-Grandense de Letras e da Sociedade Partenon Literário, entre outras realizações.

26 de março | sábado | meia-noite
Sarau SARAU TRIELÉTRICO: “POR VOLTA DA MEIA-NOITE”
com Kátia Suman, Diego Grando, Pedro Gonzaga, Ana Krüger e Ian Ramil
Teatro Renascença

Incorporado ao calendário cultural de Porto Alegre desde 1999, o Sarau Elétrico apresentado por Kátia Suman Diego Grando e convidados traz do Bar Ocidente para o palco do Teatro Renascença o seu divertido encontro entre literatura, música e cultura pop, em torno dos mais variados autores e temas. Esta edição especial, rebatizada de “Sarau Trielétrico” para a 57º Semana de Porto Alegre, tem como atrações musicais e literárias o professor e escritor Pedro Gonzaga e os músicos Ian Ramil e Ana Krüger, do trio Delicatessen. Conforme sugere o próprio título, o evento começa por volta da meia-noite, logo após o show de Antonio Villeroy.
_______________________________

27 de março | domingo | 15h—18h
Feira FEIRA DE TROCA DE LIVROS
Saguão do Centro Municipal de Cultura

Maior e mais famoso evento do gênero na Capital gaúcha, a Feira de Troca de Livros de Porto Alegre tem mais uma edição no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues. Em um estande no saguão do prédio, a Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães disponibiliza cerca de 200 títulos para permuta com o público. Qualquer pessoa pode participar: basta trazer um livro e levar outro (mediante avaliação dos organizadores). As trocas também podem ser realizadas entre os participantes. “Trata-se de uma excelente oportunidade para renovação do acervo pessoal”, destacam as bibliotecárias responsáveis pela iniciativa.
_______________________________

29 de março | terça-feira | 10h
Hora do Conto “PORTO ALEGRE EM HISTÓRIAS”, com Alexandre Brito
Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães

Em uma atividade especialmente preparada para alunos do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental (mediante agendamento), Alexandre Brito realiza a sua contação de histórias. Músico, editor literário e escritor voltado para “gente pequena, média e grande”, oBrito compõe as suas próprias canções e integra a banda Os poETs. O seu trabalho é bastante requisitado em palestras, debates, feiras e cursos ligados ao livro e à leitura.
_______________________________

30 e 31 de março | quarta e quinta-feira | 9h30 e 14h30
Palestra Projeto Paralelo 30 (Descentralização da Cultura)
“PORTO ALEGRE EM HISTÓRIAS”, com Rosane Fluck
Ramal 1 da Biblioteca Josué Guimarães
(Rua Antonio R. M. Leite, 50 – Bairro Restinga)

Socióloga e autora de diversos projetos na área de educação patrimonial, Rosane Fluck apresenta a sua contação de histórias sobre a formação de Porto Alegre, em uma atividade direcionada para estudantes de 8 a 13 anos, educadores e demais interessados. Escolas devem agendar a sua participação pelo fone (51) 3245-1334
______________________________

30 de março | quarta-feira | 10h
Hora do Conto “PORTO ALEGRE EM HISTÓRIAS”, com Claudio Levitan
Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães

Esta Hora do Conto é voltada para alunos do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental, com o arquiteto, escritor e músico Claudio Levitan. As escolas devem agendar participação pelo telefone (51) 3289-8079. Autor de espetáculos infantis como “A Maldição do Castelo” e a opereta “Pé de Pilão”, além de livros como “O Porão Misterioso” (vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura Infantil em 2001), além da versão em quadrinhos para “Tangos & Tragédias” (com ilustrações de Edgar Vasques) e diversas antologias de contos. Como músico, tem três CDs premiados.
______________________________

30 de março | quarta-feira | 20h
Espetáculol “CANÇÕES E MOMENTOS DE CAIO F.” , com Muni, Pingo Alabarse e Cau Netto
Teatro Renascença Direção: Luciano Alabarse

Em celebração ao saudoso escritor Caio Fernando Abreu, um dos mais importantes escritores brasileiros da sua geração (e cujo falecimento completa 20 anos em 2016), o produtor Carlos Branco encomendou um recital ao diretor teatral Luciano Alabarse, amigo do homenageado. Conversando, ambos chegaram à ideia de um emocionado e divertido espetáculo inspirado na trilha sonora que acompanhou Caio em diferentes momentos de sua vida e de sua obra, fortemente influenciada pelo pela música brasileira e pelo universo pop. Alabarse costurou, então, um roteiro – narrado por ele – de contos e canções, agora interpretadas pela premiada cantora Muni e pelo tecladista e arranjador Cau Netto. Costurando a apresentação, Luciano selecionou um dos contos mais impactantes do autor, “Além do Ponto”, recitado na íntegra pelo ator Pingo Alabarse.
______________________________

31 de março | quinta-feira | 10h
Hora do Conto “PORTO ALEGRE EM HISTÓRIAS”, com Adriana Scherner
Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães

Contação de histórias para os frequentadores do Centro Dia do Idoso Nascer do Sol, com a pedagoga, contadora de histórias e oficineira Adriana Scherner. Demais interessados podem agendar participação pelo telefone (51) 3289-8079.
______________________________

1º de abril | sexta-feira | 14h30
Hora do Conto “PORTO ALEGRE EM HISTÓRIAS”, com Teka Guimarães
Ramal 1 da Biblioteca Josué Guimarães
(Rua Antonio R. M. Leite, 50 – Bairro Restinga)

Contação de histórias com a professora e mediadora de leitura Teka Guimarães. Atividade que tem como púbico-alvo principal os alunos de Ensino Fundamental. As escolas devem agendar participação pelo fone (51) 3245-1334.
______________________________

1º de abril | sexta-feira | 19h
Palestra “ALMANAQUE GAÚCHO E A MEMÓRIA FOTOGRÁFICA”, com Ricardo Chaves/ZH
Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães

Fotógrafo premiado internacionalmente e atualmente editor da coluna diária “Almanaque Gaúcho” no jornal Zero Hora, Ricardo Chaves tem muita história para contar em quase 50 anos de profissão. Em um bate-papo descontraído, o famoso “Kadão” apresenta imagens marcantes de Porto Alegre e detalha a importância da preservação da memória cultural e histórica da cidade, por meio de seu amplo um arquivo pessoal e profissional.






Nenhum comentário:

Postar um comentário