sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Biblioteca Comunitária do Arquipélago: uma conquista para a comunidade das Ilhas do Guaíba




Com o objetivo de incentivar o acesso ao livro e a apreciação estética junto às comunidades das Ilhas do Guaíba, por meio de ações conjuntas e continuadas, o Conselho Municipal de Livro e da Leitura de Porto Alegre (CMLL) realiza na manhã deste sábado (11 de outubro) o Ato de Instalação da Biblioteca Comunitária do Arquipélago, que funcionará na Ilha Grande dos Marinheiros, junto à Rede Integrada de Proteção da Criança e do Adolescente (RIPCA).

A iniciativa se concretiza dez meses após o primeiro investimento do Plano Municipal do Livro e da Leitura (PMLL) de Porto Alegre, efetuado em 2013 por meio de convênio com a ONG Cirandar, responsável técnica para reforma, implantação e coordenação técnica do projeto.

A Biblioteca Comunitária do Arquipélago será um centro cultural para nas Ilhas do Guaíba, promovendo atividades como consulta e empréstimo de livros, saraus, mediações de leitura e palestras. Sua localização, junto à unidade da FASC na Ilha Grande dos Marinheiros, foi escolhida pela própria comunidade. Os planos incluem a futura instalação de uma unidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no local.

O CMLL é composto pelas Secretarias Municipais da Cultura, da Educação e da Governança Local; Associação Gaúcha de Escritores (AGES); Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL); Astomiro Novais (representante dos Livreiros); Loiva Serafini (representante da sociedade civil com notório conhecimento literário); Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região (CRB10); Associação Rio-Grandense de Bibliotecários (ARB) e ONG Cirandar (representante da Rede de Bibliotecas Comunitárias).

Contato:

Angela Rodrigues – coordenadora CMLL

(51) 9974-7547 | 3289-8079
angela.rodrigues@smc.prefpoa.com.br
ONG Cirandar: (51) 3225-7000 

Nenhum comentário:

Postar um comentário