segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Arrasando na faxina da estante


Está chegando o final do ano e, com isso, começa a temporada de colocar a casa em ordem para receber o ano seguinte com tudo organizado. Aí você, tentando tornar o processo um pouco mais divertido, resolve arrumar aquela velha estante abarrotada de livros e se depara com tanto pó que não sabe por onde começar a limpeza... Antes que você desista, nós preparamos um super guia para você arrasar na faxina da estante:

(Um exemplo de como NÃO deve ser a sua estante...)

Vamos começar com uma lista do que você vai precisar:
  • Escova macia
  • Flanela
  • Detergente desengordurante
  • Vinagre
  • Amido de milho

 
 
Primeiro passo: tirar o pó

A melhor forma de tirar aquela poeira chata que se assenta sobre os livros é com uma escova macia, pois ela limpará melhor o material sem estragá-lo. Passe-a sobre a capa, o corte (aquela parte da margem externa das páginas que fica visível inclusive quando o livro está fechado) e a lombada do livro.

Tirar a poeira dos livros é muito importante para evitar a degradação do papel e o aparecimento de manchas. (Ainda que algumas pessoas achem charmoso um livro com manchinhas cheias de história para contar, elas causam oxidação e estragam o papel)


Segundo passo: tirar a “gordura” e prevenir o aparecimento de mofos

Nos livros que estão em bom estado, passe uma flanela levemente embebida num detergente do tipo desengordurante sobre as capas (por dentro e por fora no caso dos livros de capa dura), lombadas e abas (orelhas).

Nos livros cujas capas não são plastificadas, cuja encardenação é de couro ou naqueles muito antigos, recomenda-se substituir o desengordurante por vinagre, pois ele não agride tanto o material e ainda auxilia no combate ao mofo. Se ficar na dúvida, prefira não arriscar passando somente uma flanela seca. Obs: Nunca aplique vinagre ou desengordurante sobre as folhas de papel comum!

 
Terceiro passo: lustrar

Após fazer a limpeza pesada (descrita acima), é fácil: apenas lustre seus livros com um pano seco e limpo.

 
Quarto passo: prevenir

Além da utilização do vinagre, há outra forma de prevenir o aparecimento de mofo: eliminando a umidade dos livros. Para isso, utilize um pouco de amido de milho (o pó) salpicando-o entre as páginas do livro. Mas não se esqueça de removê-lo no dia posterior!

Outra dica importante de prevenção é procurar não ter a estante junto a paredes que retém umidade, como as que dividem o ambiente com banheiros, por exemplo.

E se encontrar algum livro mofado, tire-o imediatamente de perto dos outros e dê tratamento especial ao “doentinho”.

 
Assim, você garante seu acervo “vivo” por bastante tempo e um ano novo com (pelo menos) a "fonte de sua vida intelectual" limpinha e organizada.

Foto: Patricia Oliveira

Um comentário:

  1. Adorei as dicas!!!
    Parabéns!

    Alguma sugestão para traças? vez ou outra encontro uma! =/

    ResponderExcluir