sexta-feira, 29 de junho de 2012

As aparências enganam: sobre pés, cavalos, insetos e policiais

O compromisso aqui, leitor, é o descompromisso, portanto avisamos desde agora: haverá talvez, nesse post, spoilers fictícios (leia-se mentirosos) sobre as capas que cá estão - em suas mais superficiais aparências. Não há desrespeito, nem há piada por mera piada - há criação sobre e a partir das imagens que ajudam a intitular determinada obra. Temos, então, sobre a capa, o pré-conceito; além dela, a verdade. Fiquemos, por enquanto, amigo, com o primeiro.


Pnin
Vladimir Nabokov
Iosif Szirlovlowski tem pés frios (pnin, em russo tradicional do vilarejo de Maryardnec). Também, pudera: seus sapatos são sacos de batata revestidos com peles de animais, e as marchas diárias até a mina de Kimberlitovaya fazem com que ele volte para casa com as soleiras gastas; suas cargas, exaustas. Certo dia, Szirlovlowski acorda incapaz de controlar os pés. As extremidades inferiores de seu corpo, conforme testemunho oral das mesmas, adquiriram vontade própria e se recusam a suportar o prolongamento do trabalho escravo que o senhor Szirlovlowski lhes vinha forçando a exercer. 




Cimarron
Edna Ferber
Cimarron, cavalo xucro do técnico em informática Simon Sans, nunca mais seria o mesmo depois de conhecer a égua da dentista Mary Mail. Prisioneiro do novo estábulo de Sans, Cimarron hesitava sempre à tentativa de seu dono domá-lo. Isso até encontrar, em uma das suas rotineiras campeadas solitárias, Rose, uma pequena potranca da propriedade ao lado. A égua da vizinha foi capaz de mudar completamente a vida desse humilde e excêntrico animal. 




Estranha obsessão
Richard Lortz
Raymond Winneke, CEO da maior companhia americana de equipamentos agrícolas, construiu um verdadeiro império com seu talento para administração e seus certeiras intuições dentro da economia ianque. Personalidade do ano pela revista Time, o bilionário é o santo inspirador de uma geração inteira de pequenos empreendedores, mas esconde um segredo inconfessável: num quarto escondido de sua mansão no Texas, possui uma coleção de insetos de todas as variações encontradas na América. No mesmo dia em que termina de catalogar todos os espécimes até então conhecidos da fauna do país, Winneke começa a perder a coloração da pele, que aos poucos se torna transparente - seria o contato físico com sua última descoberta, aquela rara borboleta cor-de-rosa?




O enigma do selo seio laranja
E.V. Cunningham
O policial Jeff Connor, exemplo de perícia criminal e tortura religiosa, é um especialista na arte de utilizar seu rosário negro para capturar bandidos e assassinos de religiões alternativas. Com um golpe de três terços na cabeça do adversário, era capaz de converter o pior dos piores infratores da lei de Leus, sua entidade máxima, em um seguidor da mais poderosa religião do seu país - a caótica. Porém Connor, ao notar que uma pequena pinta laranja estava nascendo sobre o lado esquerdo de seu peito, inicia um intenso processo de autoquestionamento caótico e passa a frequentar diferentes situações e lugares para decifrar a própria identidade.






Para descobrir as verdadeiras histórias, venha ver as capas de perto na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário