quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Duda Falcão e a Fantasia em PoA

Duda Falcão, professor de História e escritor porto-alegrense, fascinado desde a infância pelos heróis de histórias em quadrinhos, utilizou as tramas de aventura como solo fértil para plantar suas próprias ideias. Do universo dos quadrinhos, migrou para a literatura, utilizando Robert E. Howard, autor americano criador do herói Conan, o Bárbaro e pai do gênero popularmente conhecido como capa e espada,  como ponte para ligar os dois campos de expressão artística. Entre seus autores preferidos configuram-se escritores como Allan Poe, Lovecraft, H. G. WellsStephen KingNeil Gaiman e Bram Stoker - uma coleção de nomes exemplar para os gêneros literários nos quais Falcão atua enquanto escritor: horror, literatura fantástica e ficção científica.  

Falcão iniciou sua carreira literária em 2005, tendo dois de seus contos impressos. Posteriormente, para divulgar mais material de maneira abrangente, publicou a noveleta Hylana nas terras de Lhu em um blog de sua criação. Mostrou sua produção para amigos e, a partir daí, começou a perceber que outros leitores encontravam seus escritos na web. Com o blog, Falcão consolidou parte de sua reputação enquanto autor e construiu uma rede de contatos que lhe auxiliou, no ano seguinte, na seleção e posterior publicação do conto Emplumado na antologia de horror Draculea - vol. 1. Segundo o escritor, esse foi um ponto determinante no deslanchar de sua carreira literária. Desde então, Falcão teve seus contos publicados em quinze antologias.

Em 2009, Falcão criou o blog Museu do Terror, cujo nome deriva de um conto do autor desenvolvido para o Concurso Escritores de Terror. Com o intuito de dar continuidade à história exposta no conto, Falcão divulgou na web mais nove historietas, sendo que uma delas foi publicada no livro Poe 200 anos. O blog também dedica espaço para a divulgação do trabalho de outros escritores brasileiros e para detalhamentos quanto às ações da editora Argonautas, fundada em 2011 por Falcão e seu colega, também escritor, César Alcazár. A iniciativa visa a publicação de histórias fantásticas, nos moldes da literatura admirada pelos fundadores da empresa, em antologias de qualidade. Sendo assim, Falcão investe esforços para garantir que o produto final tenha uma capa de qualidade, com um belo projeto gráfico, boa edição e diagramação. Enfim, ele procura criar um produto que dê vontade de possuir, carregar pela cidade e, obviamente, ler. 

Duda Falcão e César Alcazár na Feira do Livro
Falcão e Alcazár estiveram presentes na 57ª Feira do Livro. Realizaram o lançamento do terceiro livro da Argonautas, Sagas volume 3 - O Martelo das Bruxas, mediaram o bate-papo Fantasia Heróica: das revistas pulp ao panorama de literatura nacional, realizado no dia 31 de outubro, e ministraram a palestra O terror na literatura, realizada no dia 10 de novembro. A editora Argonautas planeja realizar, em 2012, a 1ª Odisséia de Literatura Fantástica em Porto Alegre. O evento visa congregar escritores brasileiros que trabalhem o gênero fantástico, buscando integrar e promover, na capital gaúcha, a produção literária fantástica nacional. Contando com a presença de editoras e escritores que trabalhem dentro do gênero, o evento está marcado para abril do ano que vem. Será uma fantástica oportunidade para presenciar a produção literária nacional em Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário