terça-feira, 11 de outubro de 2011

Finalistas do Jabuti: Sérgio Capparelli

Autor: Sérgio Capparelli
Obra: A Lua Dentro do Coco
Categoria: Infantil

Sérgio Capparelli nasceu em Uberlândia, em 1947, mas estabeleceu residência em Porto Alegre já em 1966. Foi aqui que se formou em jornalismo e trabalhou durante muito tempo nos jornais Zero Hora e Folha da Manhã. Também lecionou na UFRGS até sua aposentadoria.

Além de uma obra dedicada a crianças e adolescentes (alguns: Os meninos da Rua da Praia, Boi da cara preta e Vovô fugiu de casa), Capparelli tem vários estudos publicados sobre jornalismo e comunicação de massa. Seu ensaio Televisão e Capitalismo no Brasil, por exemplo, ganhou o prêmio Jabuti em Ciências Humanas, em 1983.

Pedimos a ele que nos contasse o que significa para um escritor ser finalista do prêmio: Pessoas com humildade de anzol (as que se dizem humildes para obter elogios) diriam: “Ah, ser selecionado pelo Jabuti não significa nada. Além disso, não mereço”. Não me senti assim, ao conhecer a lista. Acho que o reconhecimento do que se faz ou do que se escreve é importante. Integra os rituais da sociedade em que a gente vive.

Não é, porém, a primeira vez que sou selecionado. Já ganhei o Prêmio Jabuti três vezes, por obras de literatura infantil e juvenil e uma vez, com um ensaio em Ciências Humanas. Isso tudo quer dizer que afaga, tenho o meu ego afagado. Muito pouco. Mostra apenas que continuo vivo e lutando.

Sérgio Capparelli
A Lua Dentro do Coco
Editora Projeto
R$42,00 
48 páginas 


Nenhum comentário:

Postar um comentário