segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Finalistas do Jabuti: Mario e Diana Corso

Autor: Mário e Diana Corso
Obra: A Psicanálise na Terra do Nunca: Ensaios Sobre a Fantasia
Categoria: Psicologia e Psicanálise

Mário Corso é psicanalista e membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre. Formado em psicologia pela UFRGS, trabalha com adolescentes e adultos. Em 2002 lançou Monstruário – Inventário de Entidades Imaginárias e de Mitos Brasileiros, pela editora Tomo (menção honrosa do prêmio Jabuti), uma tentativa de revitalizar figuras do folclore nacional. Colabora com artigos, ensaios e crônicas em diversos meios de comunicação.

Mario é casado com Diana Lichtenstein Corso, também psicanalista e membro da APPOA. Formada em psicologia pela UFRGS, trabalhou no campo dos problemas de desenvolvimento infantil. É colunista desde 2001 do Segundo Caderno do jornal Zero Hora, da revista Vida Simples, além de participações em várias antologias e revistas. Publicou o livro Fadas no Divã: psicanálise nas histórias infantis.

Além do presenete finalista ao prêmio deste ano, Diana e Mario também escreveram as quatro mãos o livro Fadas no Divã: psicanálise nas histórias infantis. Conversamos com o casal para saber qual foi sua reação ao saber das boas novas.

A indicação ao prêmio Jabuti nos alegra, por um reconhecimento a nível nacional que costuma chegar somente de modo informal. Mas a grande festa foi um dia que encontramos uma pessoa lendo um de nossos livros na beira da praia, o nosso leitor é nossa estrela. De qualquer maneira, premiados ou não, a simples experiência da indicação nos leva a acreditar que a Câmara Brasileira do Livro está atenta ao país todo, podendo inclusive absorver manifestações intelectuais fora dos eixos óbvios do centro do país e da academia. Por isso, somos tão gratos a essa indicação que muito nos lisonjeia.

Mario e Diana Corso
A Psicanálise na Terra do Nunca: Ensaios Sobre a Fantasia
Editora Artmed
328 páginas


Nenhum comentário:

Postar um comentário