quarta-feira, 19 de outubro de 2011

As parcerias de Vinicius

Como lembrança aos 98 anos de nascimento do nosso poetinha, Vinicius de Moraes, trazemos aqui a exposição de algumas das diversas parcerias realizadas durante sua carreira artística.


A peça Orfeu da Conceição, publicada na revista Anhembi, foi, pela primeira vez, encenada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. As músicas do espetáculo eram de autoria de Antônio Carlos Jobim. Assim, se deu início a uma parceria que, tempos depois, com a inclusão do cantor e violonista João Gilberto, daria início ao movimento de renovação da música popular brasileira que se convencionou chamar de bossa nova.


Chega de Saudade - Vinicius de Moraes e Tom Jobim




Vinicius de Moraes e Toquinho começaram a compor juntos no fim de 1969. Em 1971, foi lançado o primeiro de vários discos com composições conjuntas. Já aposentado nesse período, Vinicius se dedicava então  à vida artística. Foram numerosos os shows que fizeram juntos, às vezes ao lado de outros artistas, como Maria Creuza, Miúcha e Tom Jobim. Também viajaram com apresentações por diversos países. Dessa dupla, surgiriam clássicos como Como Dizia o poeta, Tarde em Itapoã e Testamento.

Como Dizia o Poeta - Vinicius de Moraes e Toquinho





Vinicius de Moraes e Pixinguinha principiaram a trabalhar juntamente em 1961. Nessa época, Vinicius produziu também composições com Carlos Lyra e Baden Powell. Já no final da década de 60, apresentou uma série  de espetáculos ao lado de Chico Buarque e Nara Leão - origem da parceria com outro ícone da cultura popular brasileira.


Lamento - Vinicius de Moraes e Pixinguinha (Interpretada pelo MPB4)



Obs.: Para ouvir as músicas reveladas pelas parcerias de Vinicius, aperte play logo abaixo de cada título e desfrute.

Nenhum comentário:

Postar um comentário