terça-feira, 27 de setembro de 2011

Jane Tutikian é a patronesse da 57ª Feira do Livro

A diretora do Instituto de Letras da UFRGS, Jane Tutikian, foi anunciada na manhã desta terça-feira como patronesse da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre. Jane recebeu o anúncio feito pelo presidente da Câmera Rio-Grandense do Livro, João Carneiro, ao lado de Airton Ortiz, Celso Gutfreind e Luiz Coronel, demais patronáveis. O evento, que ocorreu no Restaurante Moeda, do Santander Cultural, contou com a presença do coordenador do Livro e Literatura, Márcio Pinheiro, representando o secretário municipal da Cultura, Sergius Gonzaga, e o secretário adjunto, Jéferson Assumção, em nome do secretário estadual da Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil.



Jane declarou que ser patronesse da Feira do Livro era um sonho e, para um escritor, é a maior honra que se pode receber e sentir.

- Quando se está dentro de uma sala escrevendo, esse tempo que se deixou de viver com a família, com os amigos, não poderia ser recuperado - porque o tempo é a única coisa na vida que a gente não recupera. Mas o escritor talvez seja a única pessoa que tem a oportunidade de recuperá-lo cada vez que alguém abre seu livro. Então, ser patrono também é uma forma de dizer ao leitor "muito obrigado".

Com 59 anos de idade e 30 como escritora, Jane acredita que a honraria chegou em um momento muito bom. "A tarefa de ser patrono vem em um momento certo, e este é o meu momento", declarou. Para comemorar as três décadas de contribuições à literatura gaúcha, lançará uma Antologia com 25 contos intitulada Coisa Viva - "porque literatura também é isso".

Dos 47 homenageados com o título de Patrono da Feira do Livro de Porto Alegre, desde sua 11ª edição, apenas quatro são foram mulheres: Maria Dinorah, em 1989, Lya Luft, em 1996, Patrícia Bins, em 1998, e, nesta 57ª edição, Jane Tutikian. Ao final do seu discurso, a escritora deixou o recado: "Mulheres, estamos aí".

A Feira do Livro acontece de 28 de outubro a 15 de novembro, na Praça da Alfândega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário