quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Velho marinheiro

Józef Teodor Konrad Korzeniowski foi o nome de batismo do escritor mundialmente conhecido como Joseph Conrad. Ele nasceu na cidade polonesa de Berdichev, a 3 de dezembro de 1857, e faleceu há exatos 87 anos, em 1924. Sua obra, em geral, lidava com o mar e as pessoas que nele viviam e dele tiravam seu sustento. O próprio Conrad seguiu a profissão de marinheiro, do fim de sua adolescência até seu casamento em 1896.




Embora tenha sido alfabetizado em sua terra natal e só tenha aprendido o inglês aos 20 anos de idade, Conrad é até hoje considerado um dos principais estilistas do idioma. Colegas como Evelyn Waugh e Kingsley Amis já reconheceram seu controle extremo da atmosfera narrativa e sua invejável precisão linguística.

E foi esse reconhecimento que levou às inúmeras adaptações de seus livros. O exemplo mais conhecido é o filme Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola, baseado em O Coração das Trevas. A trama, que originalmente se passava durante o início da colonização belga no Congo, foi transposta para os dias da Guerra do Vietnã.

Mais recentemente, outra mídia utilizada para essas adaptações foram as HQs. Em 2010, O Coração... foi novamente recriado, desta vez pela artista plástica sueco-queniana Catherine Anyango. Uma prévia do trabalho pode ser vista aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário