segunda-feira, 13 de junho de 2011

Jurados do HT 2011

Está no DOPA de hoje, a listagem dos jurados do concurso Histórias de Trabalho 2011. Aqui no blog, você pode os conhecer melhor.



HISTÓRIAS VERDADEIRAS

Henrique Schneider Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS, desde 1993 é sócio da Fagundes, Schneider e Advogados Associados. Amante da literatura, Henrique já publicou 6 livros; participou de diversas antologias; tem textos publicados na Espanha, México e Argentina. Desde 2003, escreve a coluna semanal de contos Vida Breve, no jornal ABC Domingo, tendo publicado mais de 300 pequenos contos.

Telma Scherer
Telma Scherer é mestra em Literatura pela UFRGS, graduada em Filosofia. Atua nas áreas de Formação de Escritores, criação literária e performance com adultos e crianças. Ministra oficinas literárias, produz performances literárias e intervenções poéticas e, em 2002, publicou a obra Desconjunto. Trabalha como assessora para o SESC Santa Catarina desde 2006.

Valesca de Assis
Estreou em 1990, com a publicação de A valsa da medusa, obra que recebeu Voto de Congratulações da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Dois anos depois, publicou o romance A colheita dos dias, que foi um dos cinco títulos indicados para o Vestibular de Inverno/2001 da FEEVALE, sendo o único de escritor gaúcho. Seguiu-se O livro das generosidades – receitas compartilhadas, do qual prepara a 2ª edição.


HISTÓRIAS INVENTADAS

Carol Bensimon
Carol Bensimon faz doutorado em Literatura Comparada, na Univesité Sorbonne Nouvelle e colabora com frequência com veículos brasileiros. Já publicou contos em jornais, revistas e antologias. Foi contemplada com a Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Literária - 2007. Em 2008, lançou seu primeiro livro, Pó de parede. Seu segundo livro, Sinuca embaixo d'água, será publicado em setembro deste ano.

Laís Chaffe
Jornalista, Laís Chaffe é roteirista, diretora e produtora de documentário (Canto de cicatriz) e curta-metragem (Identidade e Colapso). Autora de Não é difícil compreender os ETs, idealizou e coordena a Casa Verde, por onde editou a antologia de contos Fatais e organizou os livros da Série Lilliput, dedicada a Minicontos, Contos de bolso, Contos de bolsa e Contos de algibeira. Participou de várias antologias e trabalhou no Correio do Povo, Jornal do Comércio e Rádio Bandeirantes.

Lú Thomé Formada em jornalista, é escritora e sócia da Não Editora. Freqüentou a Oficina de Criação Literária da PUCRS ministrada pelo Professor Luiz Antônio de Assis Brasil. Participou das antologias Contos de Oficina 35, Ficção de Polpa – Volumes 1, 2 e 3. Atualmente é assessora de imprensa e webwriter em sua empresa, o Estúdio de Conteúdo.


POESIA

Cristina Macedo
Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa, pela UFRGS, Cristina traduziu Ariel, de Sylvia Plath e fez a versão para o inglês da prosa poética de Liana Timm, no livro Olhar Estrangeiro - New York. Como escritora, participou da antologia de contos Ponto de Partilha e da coletânea Arca de Impurezas.


Marlon de Almeida
Marlon de Almeida é doutor em Letras pela UFRGS com tese sobre a poesia de Guilhermino Cesar. É autor de 5 livros de poesia: Histórias de um domingo qualquer (1994), Domingo desde a esquina (1997), Domingo de futebol (1997), Domingo de chuva (2000), Malabares ou clube dos incomparáveis (2003) e Prosa do mar (2008).


Paulo Seben
Professor desde 1979, atualmente na UFRGS, é Doutor em Letras, ganhou o Prêmio Gaúcho de Literatura na categoria Poesia em 1998. Sua publicações são: Tango da Independência (1995), Mr. Hayde e o Homem-Tronco (1988), Poemas Podres (1980), O Uraguai de Basílio da Gama (2001), Caderno Globo 33 (2002), A Escrava Isaura – adaptação (2003), além de ter participado de várias antologias.



ENSAIO ACADÊMICO


Atílio Bergamini Júnior Doutorando em Literatura Brasileira (UFRGS), é graduado em Comunicação Social – Jornalismo. Atualmente, é professor substituto da Faculdade de Letras da UFGRS, ministrando disciplinas de literatura brasileira, e escreve para a revista eletrônica de teoria e crítica literária Nau Literária.



Charles Monteiro Doutor em História Social (PUCRS e Université Lumière). É professor adjunto de História na PUCRS, atuando como Coordenador do Programa de Pós-Graduação de História. Publicou os livros Porto Alegre: Urbanização e Modernidade (1995) e Porto Alegre e suas escritas: História e memórias da cidade (2006) e tem 18 artigos publicados no Brasil e no exterior.


Marcelo Spalding
Marcelo Spalding é jornalismo e doutorando em Literatura pela UFRGS. Ministra Oficina de Criação Literária na Uniritter, é editor do portal Artistas Gaúchos, autor dos livros As cinco pontas de uma estrela, Vencer em Ilhas Tortas, Crianças do Asfalto, A Cor do Outro e Minicontos e Muito Menos e colunista do Digestivo Cultural.

FOTOGRAFIA

Ana Flor Graduanda em Artes Visuais pela UFRGS, desde 2008 fotografa eventos sociais e jornalísticos em Porto Alegre. Em paralelo, tem seus projetos artísticos em Fotografia e Artes Visuais. Também é editora da seção de Artes Plásticas do portal Artistas Gaúchos.


Luis Ventura Atuante do ramo de imagens, desde 1985, trabalhou nos veículos de comunicação RBS TV, SBT, Bandeirantes e TVE; e, em 1997, tornou-se fotógrafo profissional. Luis Ventura já clicou dezenas de eventos, tanto sociais como culturais. Entre eles, peças de teatro, shows de músicas e, claro, a Feira do Livro de Porto Alegre, da qual é fotógrafo oficial. Realizou as exposições Exemplos de Bem Viver, Educando com Amor e A Imagem e a Palavra. Essa última em parceria com o escritor gaúcho Caio Ritter.


Mário Bitt-Monteiro Fotógrafo desde 1965, Mário já trabalhou com fotografia social, comercial (publicitária), científica e biológica. Criou e desenvolve o programa de pesquisas em fotografia, denominado FOT.XPER, desde março de 1995, que conta, atualmente, com 12 projetos de pesquisa em fotografia experimental, a produção das imagens fotográficas do Atlas Ambiental de Porto Alegre. Também desenvolve pesquisas sobre a teorização do espaço circundante e suas relações com o registro fotográfico, através da publicação de um artigo que versa sobre Teoria dos Universos Circundantes, como suporte de metodologia experimental em fotografia.

HISTORIAS EM QUADRINHOS/CARTUM


Ernani Cousandier
Ernani já publicou charges, cartuns, ilustrações, tiras e quadrinhos em diversos jornais. Nos anos noventa, passou a realizar palestras com debates e oficinas para elaboração de cartuns, charges e quadrinhos. Nas artes plásticas, desenvolveu trabalhos com tinta óleo e muralismo artístico (giz de cera), em paredes de bares e casas noturnas.

Gabriel Demarchi
Formado em Artes Gráficas, Gabriel é ilustrador e atua há mais de nove anos para o mercado publicitário, editorial e web. Ilustrou É sócio-diretor da G2D Soluções Visuais.




Monika Papescu
Formada em Comunicação Visual; Cenografia, figurino e indumentárias e em Produção Gráfica; e estudou na Graphic Design e Multi Media pelo Westminster Institute e Ilustração pelo Chelsea College of Art (Londres). Ilustrou 15 livros, sendo que, 7 são de sua autoria. Foi premiada como figurinista (1999) e por suas animações (2008).

Nenhum comentário:

Postar um comentário