quarta-feira, 13 de abril de 2011

Tom Zé e Fatboy Slim, Buenos Aires e bicicleta?

Qual a relação entre Tom Zé e Fatboy Slim, Buenos Aires e bicicleta?
A resposta é David Byrne e seu livro
Diários de Bicicleta (Amarilys, 336 páginas, R$49,00), lançado no Brasil em 2009.

David Byrne é músico, compositor e produtor musical. Reconhecido pelo seu trabalho com a banda Talking Heads, foi o responsável pelo lançamento mundial de artistas como Tom Zé e Os Mutantes. Mas foi a experiência pessoal de pedalar pelas ruas das mais variadas cidades do mundo que levou o músico a reunir e publicar suas anotações de viagens.

Por meio de um estilo que mistura crônica, ensaio e diário pessoal, são relatadas observações e reflexões que vão de moda e política a sexualidade e filosofia, entremeadas dos comentários acerca das pessoas que conheceu e das experiências vivenciadas em lugares como Buenos Aires, São Francisco, Istambul e Manila.

O autor comenta que o sentimento de libertação experimentado ao pedalar pelas ruas de Nova York desde os anos 80 intensificou-se enquanto ele pedalava ao longo das principais cidades do mundo. Segundo Byrne, além de realizar uma atividade física, fazer de uma bicicleta o seu principal meio de transporte permite que você se sinta muito mais ligado à vida nas ruas do que se estivesse dentro de um carro ou em alguma forma de transporte público.
Fica a sugestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário