terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Voltaire Schilling – 1ª noite de verão!

No primeiro post do nosso “projeto de verão” tínhamos a certeza que eram muitos os interessados por atividades no mês de janeiro.

Mas a procura pelo curso "O 11 de setembro - Dez anos depois: a luta entre Oriente e Ocidente" superou todas as expectativas!

Com 115 vagas preenchidas e 30 nomes na “fila de espera”, o primeiro dia de curso do Professor Voltaire Schilling movimentou o Centro Municipal de Cultura no início da noite.

Chegada do Professor Voltaire Schilling, acompanhado pelo
Coordenador do Livro e Literatura
Márcio Pinheiro e pelo Secretário Municipal da Cultura Sergius Gonzaga.



O público, bastante diversificado, começou a chegar às 18h (um pedido da organização para que as filas não atrasassem o início do curso) e algumas pessoas que não tinham efetuado reserva de vaga esperaram para ver se conseguiriam entrar na aula.






Fernando Simões (64 anos, aposentado) e Denise Sauer (53 anos, aposentada) já conheciam as aulas de Voltaire. Schilling. A visão abrangente da história e a competência do professor foram determinantes para procurarem o curso.







Leandro Ergeu Garcia (26 anos, estudante de Administração), que veio pela primeira vez nos cursos oferecidos pela CLL, se interessou pelo curso por querer saber mais sobre a relação entre oriente-ocidente.








Os estudantes de Mestrado em Relações Internacionais, Silvana Simon (27 anos) e Bruno Mendelski (27 anos) se interessaram muito pelo tema abordado pelo curso, uma vez que o mesmo é parte essencial de seus estudos no mestrado.





Com a desistência de alguns partic
ipantes e a colocação de cadeiras extras na Sala Álvaro Moreyra, todos puderam assistir a primeira aula que teve a abertura do Secretário Municipal da Cultura, Sergius Gonzaga.





Os temas como a relação dos EUA com os Países Árabes durante a Guerra Fria; os ditadores e das dinastias Árabes; a divisão das facções políticas e religiosas entre curdos, xiitas e sunitas no Iraque; entre outros, foram abordados por cerca de 2 horas pelo Professor Voltaire.













Ainda faltam temas importantes para discussão, como os conflitos do Islã com o Ocidente, a situação atual do Oriente Médio, Al-Qaeda e Bin Laden, a Guerra do Golfo... Por isso, dia 17 e 24 de janeiro, a Sala Álvaro Moreyra estará lotada NOVAMENTE!




Um comentário:

  1. o curso está excelente!! a organização está de parabéns. e o roteiro das palestras do Voltaire Schilling, como sempre, perfeito. não perco as próximas edições!

    ResponderExcluir