segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Prêmio Joaquim Felizardo - “Adote um Escritor” é o destaque na área da literatura

O Prêmio Joaquim Felizardo, da SMC, homenageia artistas, intelectuais, iniciativas, mídia e mecenas que contribuem para a cultura da cidade em diversas áreas.

São escolhidos pelos coordenadores de áreas da SMC, pela Secretária-Adjunta e pelo Secretário da Cultura destaque nas áreas de Mídia, Tradição e Folclore, Descentralização da Cultura, Manifestações Populares, Memória Cultural, Fotografia, Música, Literatura, Dança, Teatro, Cinema e Artes Plásticas.

O destaque da área da Literatura deste ano é o Programa de Leitura “Adote um Escritor” , uma parceria entre a Câmara Rio-Grandense do Livro com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre.

Com os objetivos de promover o contato entre a comunidade escolar com autores de obras de gêneros literários diversos e de ampliar e diversificar os processos de letramento nas comunidades, desde de 2002, o “Adote um Escritor” promove encontros nas escolas infantis, especiais, de ensino fundamental, de ensino médio e de ensino básico da rede municipal.


O autor Caio Riter na EMEF Campos do Cristal

Funciona assim: as escolas “adotam” um escritor (local ou nacional) e, para recepcioná-lo, desenvolvem, com os alunos, processos de leitura de suas obras e de criação a partir dessas leituras. O Programa também contempla a visita das escolas da Rede Municipal de Ensino à Feira do Livro.

O autor Rafael Guimaraens na EMEF Nossa Senhora de Fátima

O "Adote um Escritor" já esteve em duas ocasiões entre os finalistas do prêmio Fato Literário, da RBS, e, em 2010, conquistou o 3° lugar no Concurso Os Melhores Programas de Leitura junto a Crianças e Jovens de todo o Brasil, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.



A cerimônia de entrega do
Prêmio Joaquim Felizardo
será
realizada dia 18 de janeiro (terça-feira),
no Teatro Renascença,
às 20h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário