terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Oficina Literária de Verão - Formas Breves

Após a grande procura, a Coordenação do Livro e Literatura vai oferecer em janeiro uma Oficina Literária gratuita.
Serão quatro encontros, sempre as quintas-feiras, na Biblioteca Municipal Josué Guimarães, das 17h30 às 19h30.
Você pode se inscrever por e-mail, pelo telefone (3289 8072) ou deixar seu nome completo aqui no blog! Não perca tempo, pois as VAGAS SÃO LIMITADAS!

Tema da Oficina: Formas Breves
Datas: 6, 13, 20 e 27 de janeiro de 2011
Horário: 17h30 às 19h30

Local: Biblioteca Municipal Josué Guimarães (Av. Érico Veríssimo 307)

Ministrante: Diego Petrarca


OFICINA LITERÁRIA GRATUITA
VAGAS LIMITADAS


FORMAS BREVES
Nesses encontros vamos dar prosseguimento as formas breves de criação, como foi nossa módulo anterior, trabalhando formatos de textos curtos em prosa e poesia, passando por formas consagradas do método como o microconto e pelo haicai.
A partir da breveidade do discursso, vamos trabalhar aspectos cruciais desse gênero, como a concisão, a condensação do sentido, o desenvolvimento de um texto direto na escrita mas gerando algo mais complexo no sentido.

A combinação de brevidade e profundidade será uma das abordagens principais. Destacar também a síntese enquanto figura de linguagem será também um de nossos pontos.

Vamos seguir trabalhando com textos de prosa (contos, crônicas) e poesia, mas agora concentrando no elemento da brevidade do texto. Uma das novidades enquanto processo criativo será a mostra de modelos imagens para que se possa captar de um elemento visual suas características essenciais, resultando um texto conciso.
Portanto, o objeto visto será descrito, interpretado, metaforizado, sempre priorizando a síntese máxima do texto, na tentativa de um sentido abrangente, relacionado a partir da experiência do olhar de cada um.


Nenhum comentário:

Postar um comentário