quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Lançamento e sessão de autógrafos LIÇÕES DE HISTÓRIA DA FILOSOFIA

Apartada dos espaços públicos onde floresceu e negligenciada no front da ampliação frenética das fronteiras do conhecimento, a Filosofia permanece, contudo, hoje, como ontem, o referencial inabalável de reflexão e de sabedoria. Converteu-se, assim, para os que não fazem dela seu ofício, ironicamente, em um mito: um saber e uma prática que podem e devem curar todos os males da nossa civilização. Assim concebida, a Filosofia passou a ser um enigma, composto de frases de efeito, tanto mais apreciadas, quanto menos compreensíveis elas forem.

Resgatar em alguma medida a familiaridade com o discurso filosófico foi o objetivo do seminário Lições de História da Filosofia – autores e problemas clássicos, organizado pelo Departamento de Filosofia da UFRGS e a Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre em 2007 e cujas conferências são reproduzidas aqui.

Os textos procuram mostrar que a resposta à pergunta “o que é a Filosofia?”, para que ela possa efetivamente devolver, por pouco que seja, uma verdadeira compreensão deste discurso, deve remeter à História da Filosofia e aos seus textos, às tramas conceituais nas quais foram confeccionadas as diferentes teorias e em cujos traçados reside a real força desta empresa humana, demasiadamente humana. Não se trata, todavia, de se dirigir à Filosofia como quem visita um museu para julgar o seu passado a partir das certezas do presente. Se há algo que a Filosofia pode nos ensinar acerca de nós mesmos e de nossa civilização, isso não há de se revelar senão aos que percorrem os seus caminhos, procurando conhecer as escolhas teóricas feitas no passado e que constituem o nosso presente. Somente então será possível vislumbrar o que se abre para nós como alternativa em relação ao futuro.

O convite à leitura que fazemos, portanto, é um convite vivo, para que se pense a História da Filosofia a partir de alguns de seus grandes clássicos e de problemas que mobilizaram


Lançamento e sessão de autógrafos do livro
LIÇÕES DE HISTÓRIA DA FILOSOFIA

Acontece hoje, 04/11/2010, às 19h, no Memorial do Rio Grande do Sul, com a presença de Sílvia Altmann e o Secretário da Cultura de POrto Alegre, Sérgius Gonzaga. O livro será lançado pela Editora da Cidade.


Dados da obra:

ORGANIZADORES: Sílvia Altmann e Eduardo Wolf

AUTORES:
LUIS HENRIQUE LOPES DOS SANTOS – “O Tractatus logico-philosophicus de Wittgenstein”;
MARCO ZINGANO – “A Metafísica de Aristóteles”;
ALFREDO CARLOS STORCK – “Avicena: a recepção da Metafísica de Aristóteles no período medieval”;
LIA LEVY – “O dualismo cartesiano”;
ANDRÉ KLAUDAT – “O problema de Hume e os destinos da metafísica”;
SÍLVIA ALTMANN – “A liberdade como pressuposto da objetividade da moralidade em Kant”;
VINICIUS DE FIGUEIREDO – “Esclarecimento e crítica em Kant”;
JOÃO CARLOS BRUM TORRES – “Maquiavel e o nascimento da política moderna”;
NELSON BOEIRA – “A política como educação da alma”;
CARLOS ALBERTO RIBEIRO DE MOURA – “Nietzsche e a igualdade entre os homens”;
KATHRIN HOLZMEIER ROSENFIELD – “Nietzsche: o dionisíaco e o sacrifício trágico”

2 comentários:

  1. Olá;
    Não poderei estar presente ao evento de lançamento e gostaria de saber onde posso adquirir o livro.
    Valeu.

    Abraço
    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Marcelo,
    o livro está sendo vendido no estande da Prefeitura na Feira do Livro.

    ResponderExcluir