segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Nova categoria do Açorianos de Literatura premiará livro de contos com R$ 10 mil

O Prêmio Açorianos de Literatura, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura, passará a incorporar, já no próximo dezembro, uma categoria extra: o Açorianos de Criação Literária – Conto, que contará com prêmio em dinheiro no valor de R$ 10 mil.

Detalhes dessa iniciativa foram explicados pelo secretário Sergius Gonzaga às 11h desta segunda-feira (9), na Biblioteca Josué Guimarães. Em coletiva de imprensa, o Secretário da Cultura contou como surgiu a proposta: “Conversando com Charles Kiefer, percebi a demanda por um prêmio que contemplasse textos produzidos em oficinas literárias. Ampliamos essa ideia para além das oficinas, buscando incentivar e prestigiar trabalhos inéditos de autores locais”, disse.

As obras candidatas ao novo prêmio devem conter no mínimo 80 páginas e 10 contos, dentre os quais ao menos 60% devem ser inéditos (sem qualquer publicação anterior, seja em meio impresso ou eletrônico). Os autores candidatos devem ser naturais do Rio Grande do Sul ou residentes há mais de um ano no Estado e, junto à ficha de inscrição, deverão entregar quatro cópias impressas de suas coletâneas de contos.

As inscrições para essa primeira edição do prêmio se estendem do dia 17 de agosto a 30 de setembro, são gratuitas e podem ser realizadas pela internet (veja abaixo), pelos Correios ou pessoalmente, durante horário comercial na Coordenação do Livro e Literatura (Av. Erico Verissimo, 307).

Note-se que a premiação normal da categoria contos, destinada a livros já publicados, permanece inalterada. A avaliação de contos inéditos dessa nova categoria seguirá os mesmos procedimentos observados normalmente no Prêmio Açorianos de Literatura, porém terá corpo de jurados independente, e seu resultado será divulgado como de costume na Noite do Livro, a ser realizada no Teatro Renascença em dezembro de 2010.

Nas edições seguintes, o Açorianos de Criação Literária vai premiar alternadamente os gêneros romance, poesia e conto. Autores, editores e profissionais de destaque da área estarão presentes para comentar a novidade.


INSCRIÇÕES:

Entre 17 de agosto e 30 de setembro, de segundas a sextas-feiras, das 9
h às 12h e das 14h às 18h, na Coordenação do Livro e Literatura (av. Erico Verissimo, 307).

Pelos Correios: a postagem deverá ser efetuada até 30 de setembro e enviada para a Coordenação do Livro e Literatura (Av. Erico Verissimo, 307 – Bairro Menino Deus – Porto Alegre - CEP: 90160-181).

Pela internet: Ficha de inscrição no Site da Prefeitura

INFORMAÇÕES:
Regulamento do Concurso:
Telefone: (51) 3289.8072
E-mail: cll@smc.prefpoa.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário