terça-feira, 27 de setembro de 2011

Vem aí: "O mundo em convulsão"

Durante o mês de outubro, o professor Voltaire Schilling irá voltar ao Centro Municipal de Cultura, em mais de um de seus famosos seminários. Desta vez, ele será recebido para falar sobre as revoluções políticas e sociais que deram à luz o mundo contemporâneo. Confira abaixo a programação detalhada:

Dia 10 de outubro
A Revolução Puritana, 1640-1649
O Parlamento enfrenta a Monarquia. As origens ideológicas da revolução puritana. O fracasso do absolutismo na Inglaterra. A Guerra Civil (1642-47). Oliver Cromwell como Lord Protetor. O ato da navegação, liberdade religiosa para os protestantes, a devastação da Irlanda e a submissão da Escócia. Hobbes como monarquista; Milton como republicano. A Gloriosa Revolução ( 1688-9)
Dia 17 de outubro
A Revolução Americana, 1776-1783
A revolta das 13 colônias. "Sem representação não há taxação". A Festa do Chá em Boston. A batalha de Bunker Hill. A declaração de Independência. O Exército Continental e George Washington. A Constituição republicana de 1787.
A Revolução Francesa, 1789
A rebelião dos Estados Gerais: terceiro Estado enfrenta a Monarquia. Origens Ideológicas da Revolução Francesa; o Iluminismo. A Assembléia Nacional e a Declaração dos Direitos do Homem. A República Jacobina, Robespierre e o terror revolucionário. O Termidor. A ascensão de Napoleão.
Dia 24 de outubro
A Revolução Russa, 1917
A 1ª Guerra Mundial e o colapso do czarismo. Antecedentes ideológicos da revolução. Anarquistas, terroristas e socialistas. A Revolução de Outubro de 1917. Bolcheviques no poder. A guerra civil dos vermelhos e brancos. O comunismo de Guerra. Lenin funda o estado soviético. Stálin (socialismo num só pais) versus Trótski (a revolução permanente).
A Revolução Chinesa, 1949
Do colonialismo à independência. Antecedentes ideológicos. Nacionalista e comunistas. A guerra contra o Japão. A guerra civil final. Mao Tsé-Tung no poder. O Grande Salto para Frente. A Revolução Cultural. O revisionismo de Deng Xiaoping e a China atual.
Dia 7 de novembro
A Revolução Mexicana, 1910
A derrocada do porfiriato. Antecedentes ideológicos. D. Francisco Madero lidera a revolução. Pancho Villa e Emiliano Zapata. México em convulsão. A Constituição de 1917. A revolução se estabiliza (P.E. Calles). O Partido Revolucionário Institucional.
As aulas ocorrerão no Teatro Renascença, das 18h30 às 20h. As inscrições, que custam R$10,00 para estudantes, professores, maiores de 60 anos e funcionários da PMPA, e R$20 para o público geral, podem ser feitas aqui mesmo, na Coordenação do Livro e Literatura (Av. Erico Verissimo, 307/ Subsolo da Biblioteca Josué Guimarães) a partir da semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário