segunda-feira, 18 de julho de 2011

Bibliografia básica (Walter Galvani)

A 6ª edição do Festival de Inverno terá como parte de sua programação duas oficinas de escrita. Alcy Cheuiche irá ministrar uma do gênero conto (que está com as inscrições esgotadas), enquanto que o escritor Walter Galvani estará no comando de uma de crônicas.

Pedimos a Galvani que nos enviasse algumas indicações de livros para quem estiver interessado e quiser se aprofundar no tema proposto. Confira abaixo:

Visto
s do ângulo da atualidade e de quem precisa estar "por dentro" para ler e escrever, os livros são estes. Claro que a lista poderia ir muito mais longe. Mas, para o bem dos alunos, essa é a leitura conveniente, atual e enriquecedora:

As Pequenas Memórias, José Saramago (Companhia das Letras, 2006) - Espécie de biografia do Nobel português, o livro retrata, sem rigor cronológico, episódios mínimos de sua vida familiar.

Para Ler Como um Escritor: Um Guia Para Quem Gosta de Livros e Para Quem Quer Escrevê-los, Francine Prose (Zahar Editores, 2008) - Analisando autores como Virginia Woolf, Jane Austen, Vladimir Nabokov, Philip Roth e Gustave Flaubert, a escritora norte-americana se dedica à tarefa de ensinar aos escritores os meandros do ofício.

A Arte de Ler, Michèle Petit (Editora 34, 2009) - A antropóloga francesa comenta a importância da literatura na formação dos cidadãos, e o papel por ela desempenhado em ambientes precários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário