sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Falece o escritor gaúcho Carlos Urbim

Nessa sexta-feira, 13/02, faleceu aos 67 anos o escritor gaúcho Carlos Urbim. Natural de Livramento, atuou como jornalista em periódicos como a Zero Hora e teve seu primeiro livro, infantil, publicado em 1984, Um Guri Daltônico, pela Editora Edelbra.

         A partir daí contribuiu muito para o enriquecimento da literatura infantil e infanto-juvenil, com diversas obras como Patropi, a Pandorguinha, Dinossauro Birutices, Uma Graça de Traça, entre outras. Sempre cultivando a influência fronteiriça, de onde nasceu, através do cotidiano e identificação gauchesca que colocava em seus livros, mostrando a inocência e a sensibilidade infantil, muitas vezes através de poemas.
         Em 2008 ganhou uma cadeira na Academia Rio-Grandense de Letras e em 2009 foi eleito patrono da Feira do Livro de Porto Alegre. Além de contribuir com a Coordenação do Livro e Literatura, com contações de histórias para crianças de escolas municipais, bem como com encontros com o autor para mostra de obras de literatura infantil.
         Urbim deixa um legado de obras que ficará para posteridade, junto com a lembrança de um homem amável e que manteve um olhar infantil sobre o mundo.

O escritor será velado a partir das 16h de hoje (13/02) no Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Verissimo, 307).
  

Foto da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário