Lançamento do livro "Poemas no Ônibus e no Trem 2014"

Vencedores do Concurso "Poemas no Ônibus e no Trem 2014" 

No dia 08 de novembro de 2014 às 18h, aconteceu na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre, a sessão de autógrafos com os vencedores do Concurso "Poemas no Ônibus e no Trem de 2014". Cerca de 30 autores compareceram no Memorial do Rio Grande do Sul para autografar a coletânea. Ao todo foram 50 poemas selecionados dentre mais de 600 inscritos no concurso. 



Abertura com o pronunciamento do Vice-Prefeito Sebastião Melo
 juntamente com o Coordenador do Livro e Literatura Márcio Pinheiro.
Os poemas selecionados serão veiculados nos ônibus e no trem para circular pela cidade durante o ano de 2015. Durante o evento a Coordenação do Livro falou com alguns dos vencedores do concurso, buscando suas impressões de como foi participar do evento, também conversamos com o poeta Sidnei Schneider, que compareceu ao evento para prestigiar os autores, acompanhe os depoimentos: 
                                                                                                                                                                 
"Eu acho que colocar poemas pra circular nos ônibus e no trem é uma maravilha. É uma maneira de colocar a poesia em contato com uma multidão, nem sempre a poesia tem esse espaço tão privilegiado e também, de acordo com o que normalmente ocorre aqui em Porto Alegre é uma porta de entrada pra dezenas, pra centenas de poetas ao longo dos anos para exporem o seu trabalho, e desses, sempre saem alguns que acabam se inserindo como representativos aqui do meio literário de Porto Alegre." (Sidnei Schneider) 


"Eu não esperava ganhar, eu mandei porque eu não perco nada, não tem nenhuma inscrição pra eu dizer 'perdi dez reais', então foi bem legal ver e eu ando muito de ônibus, então eu tô sempre lendo os poemas e eu admiro a maior parte deles, eu me sinto bem estando no meio deles." (Lucas Barros) 


"É a segunda vez que eu fui selecionado, eu já fui selecionado em 2012 e no ano passado eu não mandei, eu acho bem legal, bem interessante esses eventos que promovem a arte, eu acho que ela tem que ser divulgada porque é uma das ferramentas que pode transformar a sociedade" (Fernando Muniz Ribeiro)

Sessão de autógrafos com os vencedores do concurso
"Tá sendo uma honra participar, é uma surpresa porque a gente não esperava tantas pessoas, ter que dar tantos autógrafos foi bem gratificante, eu tô me sentindo muito valorizada, é um incentivo pra eu fazer mais poesia e continuar nesse caminho." (Carolina Silvestre) 

Sandra Silvestre e Carolina Silvestre na sessão de autógrafos 



"Eu sou de Santa Catarina, moro em Santa Catarina, né, faço parte da academia Criciumense de lá, eu escrevo mas a minha área é mais prosa, eu escrevo mais crônicas, mas escrevo alguns poemas também, e nesse ano a Carolina, minha filha que mora aqui em Porto Alegre, ela já escreve poemas e ela disse que ia se inscrever no concurso e me disse 'mãe tu não quer te inscreve também?' dai eu mandei um poema e ela fez a nossa inscrição, ela que nos inscreveu e para nossa surpresa quando saiu o resultado, os dois nomes estavam na lista de selecionados. Foi uma sensação muito gratificante porque é a primeira vez que nos duas estamos juntas, apesar de eu escrever lá e ela escrever aqui, isso foi muito gratificante, nos duas estarmos juntas em uma coletânea, pela primeira vez." (Sandra Silvestre) 




O concurso “Poemas no Ônibus e no Trem” acontece anualmente e é organizado pela Secretaria Municipal da Cultura, através da Coordenação do Livro e Literatura (CLL) e conta com as parcerias da EPTC, Carris, ATP e Trensurb. 


Comentários

Postagens mais visitadas