quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Finalista do Prêmio Açorianos de Criação Literária 2014: Julia Dantas "Ruína e Leveza"



A coordenação do Livro e Literatura conversou com Julia Dantas, finalista do Prêmio Açorianos de Criação Literária 2014 com o original "Ruína e Leveza", Julia falou sobre a sua obra finalista e sobre as suas expectativas por ser uma das finalistas do concurso, acompanhe:

"Ruína e Leveza" é uma mistura de romance de formação com road story. Conta a história da Sara, que, em certo momento da vida, se vê sem nada que a segure na cidade (sem emprego, sem romance, sem casa, etc) e sai em viagem ao Peru. Em capítulos intercalados, a trama se desenvolve entre Porto Alegre e lugares que ela vai conhecendo na América do Sul. Como costuma acontecer em narrativas de estrada, ela encontra personagens que vão moldando não apenas a viagem, mas também o caráter da busca pessoal dela.

"Embora a história não tenha absolutamente nada de autobiográfico, muitos dos cenários do livro são memórias muito vivas para mim. Esse livro foi nascendo a partir de fragmentos escritos ao longo de vários anos, mas tomou forma mesmo em 2012. De lá até esse ano, fiz alguns ajustes e alterações até, por fim, declará-lo como pronto."


"Ter sido selecionada como finalista do Prêmio Açorianos de Criação Literária é uma imensa alegria. Me sinto honrada de estar entre esse grupo. Não bastasse a seleção, esse é meu primeiro livro de narrativa longa, então já considero uma vitória ser finalista. Fiquei bem feliz, confesso que ainda nem sei bem elaborar as coisas..."

Julia Barbosa Dantas, 
tem 29 anos, é formada em jornalismo e atualmente, trabalha na editora Dublinense. 
Já morou fora por alguns anos, inclusive no Peru. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário