quinta-feira, 9 de outubro de 2014

PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA 2014 VAI PARA O FRANCÊS PATRICK MODIANO



         A academia sueca responsável pelo Prêmio Nobel anunciou como vencedor de 2014 em Literatura o francês Patrick Modiano. Segundo a instituição sediada em Estocolmo, o escritor foi laureado “pela arte da memória com a qual evocou os destinos humanos mais inapreensíveis e revelou a vida cotidiana da ocupação”. 

         O autor, de 69 anos, é o décimo-quarto autor de Língua Francesa a receber o Nobel desde a criação do prêmio, em 1901. Além da honraria, ele ganhará 8 milhões de coroas suecas (mais de US$ 1 milhão) – nada mal para um autor que nem estava entre os mais cotados, em uma lista com 210 indicações, 36 das quais representadas por estreantes.

         Transitando entre os gêneros Romance e Novela, a obra de Patrick Modiano é marcada por histórias breves, que lidam com temas como memória, culpa e a identidade nacional após a Segunda Guerra Mundial. Ele também já trabalhou para o cinema, assinando o roteiro do drama “Lacombe Lucien”, dirigido pelo compatriota Louis Malle.

         Os livros de Modiano editados no Brasil incluem “Do Mais Longe ao Esquecimento”, “A Ronda da Noite”, “Vila Triste”, “Meninos Valentes”, “Dora Bruder”, o infanto-juvenil “Filomena Firmeza” e “Uma Rua de Roma” (1978), seu trabalho mais conhecido, sobre um detetive que perde a memória e precisa descobrir quem realmente é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário