segunda-feira, 24 de março de 2014

Semana de Porto Alegre: feira de troca de livros contribui para ampliação do acervo municipal


imagens: Marcello Campos


     Em tempos de internet, redes sociais e outros recursos tecnológicos, o livro impresso reafirma a sua força como veículo de informação e entretenimento. Essa é a impressão deixada pela 3ª Feira de Troca de Livros realizada no Centro Municipal de Cultura pela Biblioteca Pública Josué Guimarães, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), durante os dias 22 e 23 de março. 

Durante o fim de semana, o público diversificado que participou das atividades de Artes Plásticas, Teatro, Circo, Música e Literatura inseridas na programação “24 Horas de Cultura” da Semana de Porto Alegre aproveitou para conferir os títulos disponíveis para permuta. “Esta é uma iniciativa onde todos saem ganhando, inclusive o nosso acervo, com um incremento de aproximadamente duzentas novas obras”, estima Jacqueline. “Muita gente chegou a voltar em casa para buscar mais livros.”



















Já a coordenadora da Biblioteca da SMED, Adriana dos Santos Gomes, chama a atenção para a importância da Feira como forma ágil e sustentável de acesso à leitura. “Ao promover essa atualização sem custo para o frequentador, o evento estimula a renovação dos acervos”, destaca Adriana. Outro benefício foi o atendimento em horário mais “elástico”, estendido até a meia-noite de sábado. “Foi bastante evidente a frequencia de crianças acompanhadas dos pais, o que contribui para incentivar o gosto pela leitura.”

Em meio a essa repercussão positiva, a Biblioteca segue recebendo telefonemas e e-mails de interessados em participar das trocas, que prossegues mesmo após o encerramento da Feira. “Até o número de interessados em se associar à Biblioteca já aumentou”, salienta a diretora Jacqueline. 


Para o último domingo de setembro, já está confirmada mais uma edição da Feira de Troca de Livros de Porto Alegre, evento anual realizado no Parque da Redenção, em parceria com outras 20 instituições públicas, comunitárias e particulares da Capital. A Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães funciona das 9h às 19h e está localizada no Centro Municipal de Cultura: Avenida Erico Veríssimo 307, próximo à Ipiranga. Fone (51) 3289-8099.

Nenhum comentário:

Postar um comentário