segunda-feira, 17 de março de 2014

Primórdios da cidade, instituições literárias e curiosidades sobre Lupicínio Rodrigues são temas de palestras na Semana de Porto Alegre


24, 26 e 27 de março/2014 • 19h–20h
Centro Municipal de Cultura / Biblioteca Josué Guimarães
(Av. Erico Veríssimo nº307, próximo à Ipiranga)


Cais do Guaíba (fotografia do século 19)

A série de três palestras começa na segunda-feira (24), às 19h, com um bate-papo do escritor e professor Luís Augusto Fischer sobre “INSTITUIÇÕES LITERÁRIAS NA HISTÓRIA DE PORTO ALEGRE”. Em foco, o Partenon Literário, Editora Globo, Instituto Estadual do Livro (IEL) e as oficinas do setor. “Essas instituições, com suas virtudes e limitações, têm um papel decisivo na cena literária da Capital gaúcha”, avalia Fischer.

Já na quarta-feira (26), também às 19h, o jornalista e pesquisador Marcello Campos apresenta facetas menos conhecidas da vida e obra do mestre da dor-de-cotovelo, na palestra “UM OUTRO LUPICÍNIO – ASPECTOS INUSITADOS DO MAIOR COMPOSITOR POPULAR GAÚCHO”. Em destaque, episódios como a mal-sucedida candidatura para vereador em 1959. “O centenário do nascimento de Lupi, comemorado neste ano, é um momento bastante oportuno para se trazer novas luzes sobre o homem e o artista”, ressalta Campos.

E encerrando a série, na quinta-feira (27), 19h, o professor Fábio Kuhn aborda os primórdios da cidade em “HISTÓRIA DE PORTO ALEGRE: DAS ORIGENS AO SÉCULO 20”. Entre os principais tópicos, o povoamento pelos açorianos e o desenvolvimento portuário e mercantil da capital gaúcha.

Os encontros, com uma hora de duração, são abertos ao público e têm entrada franca, sem exigência de inscrição prévia. A Semana de Porto Alegre se realiza de 22 a 29 de março e inclui outras atividades, tais como feira para troca de livros e contação de histórias para o público infanto-juvenil.

Confira a programação completa:




Nenhum comentário:

Postar um comentário