quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Criação Literária 2013 - Ocupa Porto Alegre e outros contos


Ocupa Porto Alegre e outros contos de Marcelo Rocha é um dos finalistas do Prêmio Açorianos na categoria Criação Literária - 2013 Contos/Porto Alegre

 Ocupa Porto Alegre e outros contos é uma compilação de narrativas que exploram, em um ritmo direto, o prosaico ou alguns pormenores cotidianos que, por vezes, podem ser esquecidos a um olhar mais apressado. Além disso, a dificuldade de comunicação e das relações entre os indivíduos na contemporaneidade são temas recorrentes nestes contos que têm como pano de fundo a cidade de Porto Alegre, em suas particularidades de “pequena cidade grande”, como escreveu, certa vez, Mario Quintana.

Marcelo Rocha é mestre e doutor em Letras (Teoria da Literatura) pela PUCRS, e, atualmente, faz pós-doutorado em Educação, também na PUCRS. Trabalha como professor adjunto na Universidade Federal do Pampa, Unipampa, campus São Borja, onde ministra as disciplinas de redação nos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. É autor de “No reino da serpente: ideologia, transgressão e leitura em Pedro Juan Gutiérrez” e “Não ouça tão depressa toda essa dissonância: crônicas e artigos”, além de inúmeros textos científicos e artigos para revistas especializadas em Letras, Comunicação e Educação e jornais.

Marcelo Rocha falou à Coordenação do Livro sobre sua expectativa por ser um dos finalistas do Prêmio:

"É muito mais do que eu poderia imaginar ou dimensionar. Estou muito feliz mesmo. No entanto, penso, sinceramente, que a literatura não se vincula a uma ideia hierárquica de vencedores ou perdedores e, por isso, encaro a Noite do Livro, mais como uma grande festa ou celebração da leitura do que pela premiação em si. Na verdade, entendo que o maior prêmio para um escritor, antes de tudo, é ter uma interlocução a respeito de seus textos, ou seja, o maior reconhecimento para quem escreve é o diálogo livre e sincero com seu leitor." 


Nenhum comentário:

Postar um comentário