quinta-feira, 4 de julho de 2013

Seminário Leituras para além da obrigação

No mês de agosto vai acontecer na Coordenação do Livro e Literatura o Seminário chamado Leituras para além da obrigação. A ideia é que a partir dos livros indicados para o vestibular da UFRGS (leituras obrigatórias), os professores especialistas apresentem, conversem, contextualizem essas obras para os pré-vestibulandos ou para o público interessado. 


Um dos principais objetivos é resgatar a importância dessas obras e o porquê, ou seja, a relevância dessas leituras dentro da literatura brasileira/portuguesa. Mais do que isso, o projeto visa resgatar o sentido que as façam importantes como leituras formadoras de senso crítico social e cultural, e não só como objetos de avaliação do concurso. Nosso ideal não é repetir seminários com enfoque na prova de seleção, mas sim trazer um novo ponto de vista, buscando o caráter de importância e a relevância de cada livro na história da literatura.

O projeto acontecerá aos sábados pela manhã durante todo o mês de agosto, no Teatro Renascença, localizado no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (Av. Erico Veríssimo, 307 – Menino Deus). As datas marcadas são dias 3, 10, 17, 24 e 31. Deste modo, todos os livros do vestibular da UFRGS serão abordados, cada obra por um professor especialista. 

Em breve, divulgaremos a PROGRAMAÇÃO COMPLETA e as informações sobre as inscrições.

4 comentários:

  1. Quais informações são necessárias para efetivar minha inscrição? Sou professora da EMEF Larry José Ribeiro Alves.

    ResponderExcluir
  2. Quero participar, qual a duração de cada encontro? Vocês irão fornecer algum certificado de participação?

    Cristiane Peres

    ResponderExcluir
  3. Olá Tatiane!
    Vamos abrir as inscrições no dia 15 de julho.
    Você deverá vir na Coordenação do Livro com o seu nome completo, telefone, e-mail e comprovante que é professora para pagar a a metade do valor do seminário (R$10,00).

    ResponderExcluir
  4. Olá Cristiane!
    Cada palestra terá a duração de 1h20. Nos dois primeiros encontros serão três palestras (8h30 às 13h) e nos outros dias serão duas palestras por manhã (8h30 às 11h30).
    No final do seminário, quem obtiver mais de 75% de frequência, receberá o certificado.

    ResponderExcluir