quarta-feira, 5 de junho de 2013

Novos rumos, novos projetos!

No dia 21 de maio, toda a equipe da Coordenação do Livro e Literatura se reuniu para discutir novos rumos das suas atividades, especialmente, da Biblioteca Municipal Josué Guimarães. Para isso, contamos com uma grande mediadora, Christina Dias.

Sem um nome específico, a oficina teve quatro encontros e foi definida pela Chris como "uma atividade de motivação pra inserir as atividades da biblioteca, efetivamente, nas atividades da Coordenação do Livro e Literatura".

"Agregar toda a equipe foi o grande desafio! São muitas ideias diferentes e formatar todas elas foi o nosso trabalho nesses dias. Num primeiro momento, tivemos uma explosão de pensamentos! Tentamos achar um perfil do público, do acervo e de quem se quer dentro dessa biblioteca. Depois, pensamos em como manter e chamar pessoas para cá. Três projetos foram planejados e apresentados pela equipe." - Christina Dias.


Para Lucia Jahn, responsável pela Editora da Cidade, a proposta da oficina foi dinamizar as atividades da Coordenação do Livro, principalmente da biblioteca, partindo dos usuários que já frequentam o espaço. "Buscar responder aos anseios desse público e, ao mesmo tempo, trazer novas pessoas para a biblioteca foi nosso foco principal."

A diretora da BMJG, Jacqueline Mative, também considerou positiva a experiência: "Foi estimulante e propiciou muita convivência e troca, pois são raros os momentos em conseguimos reunir toda equipe. Considero que foi muito instigadora e assustou alguns dos participantes, pois eles esperavam receber uma receita pronta, por exemplo, como contar histórias. Entretanto trabalhar desde a escolha da identidade da biblioteca, o público e a atividade com uma metodologia própria foi uma escolha acertada pela oficineira uma vez que exercitou todas as etapas de um planejamento."

No último encontro, Chris atentou para a grande mudança da equipe: "Acho que agora todos entendem  que a biblioteca é um grande espaço agregador, um grande espaço de chamamento e de formação de leitores. Biblioteca não é lugar de silencio! É lugar de atividades, de projetos, de colocar em prática o que as pessoas estão pensando!"
 

Fiquem atentos!
Novos projetos que estão chegando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário