segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Lewis e sua Alice



Lewis Carroll, ou Charles Lutwidge Dodgson, morreu há 115 anos atrás, em Guildford na Inglaterra. Autor do livro Alice no País das Maravilhas, característico do estilo nonsese. Formou-se em Oxford como matemático e lecionou lá. 

Alice Pleasance Liddell


Sua obra tão famosa foi inspirada em uma menina de 10 anos, Alice Pleasance Liddell, amiga de Lewis, em 1862. Há quem diga que entre o romancista e a menina existia um relacionamento, ou ao menos uma paixão impossível do escritor pela garota. Opiniões à parte, a história que primeiramente foi escrita apenas para a menina, rendeu um livro publicado em 1864.

A menina que cai na toca de um coelho e viaja para um mundo fantástico é conhecida mundialmente, se tornou animação da Disney e também um longa adaptado, dirigido por Tim Burton. Este alcançou a décima segunda maior bilheteria da história do cinema, onde o Chapeleiro Maluco foi interpretado por Johnny Depp. A continuação desta história está em Alice do Outro Lado do Espelho.

Para quem quiser ler/reler Alice no País das Maravilhas ou Alice do Outro Lado do Espelho, os títulos estão disponíveis na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães.




Nenhum comentário:

Postar um comentário