segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Big Brother is watching you

O reality show Big Brother, desenvolvido pelo holandês John de Mol, é uma referência ao personagem do Grande Irmão, mencionado no livro 1984, escrito por George Orwell. Orwell faleceu em 21 de janeiro de 1950, e além de 1984, escreveu também Animal Farm, que no Brasil é conhecido como Revolução dos Bichos.

Seu verdadeiro nome era Eric Arthur Blair, nasceu em 25 de junho de 1903, na cidade de Motihari, na Índia. Eric decidiu utilizar do pseudônimo quando voltou a Inglaterra, após servir a Polícia Imperial Indiana, na Birmânia em 1922 decidido a não mais colaborar com a política abandonando até o nome. Ele trabalhou na BBC, onde escreveu para o jornal e foi radialista.

 “Quando me sento para escrever um livro, não digo para mim ‘vou produzir uma obra de arte’. Escrevo porque existe alguma mentira para ser denunciada, algum fato para o qual quero chamar a atenção, e penso sempre que vou encontrar quem me ouça.”


 Segue abaixo um pequeno resumo das principais obras:

1984 (1949) é narrado por Winston Smith, um homem com uma vida aparentemente insignificante, que recebe a tarefa de perpetuar a propaganda do regime através da falsificação de documentos públicos e da literatura a fim de que o governo sempre esteja correto no que faz. Cada vez mais desiludido com sua existência, começa uma rebelião contra o sistema. Este livro deu origem a termos como Big Brother e Novilíngua. O filme V for Vendetta faz referência clara a obra 1984, principalmente na tela que vigia os cidadãos. Obra traduzida para mais de 65 línguas e teve milhares de cópias vendidas pelo mundo.

Animal Farm (1945) narra uma história de corrupção e traição e recorre a figuras de animais para retratar as fraquezas humanas e demolir o "paraíso comunista" proposto pela Rússia na época de Stalin.Também fora adaptado para um longa de mesmo nome.

Além destas, Orwell escreveu outros livros como: Burmese Days (1934), A Clergyman's Daughter (1935), Keep the Aspidistra Flying (1936), Coming Up for Air (1939), Down and Out in Paris and London (1933), The Road to Wigan Pier (1937), Homage to Catalonia (1938), além de artigos, ensaios e poemas.

Para quem quiser ler/reler suas principais obras, 1984 e A Revolução dos Bichos (Animal Farm), elas estão disponíveis na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário