terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O que ler nas férias?

As férias de verão chegaram, a maioria das pessoas nesta época viaja. Os meros mortais que não irão viajar, ou os que vão e querem um livro para acompanhar, terão abaixo uma lista de indicações, que tratam de viagens, reais ou ficcionais, clássicos ou não, disponíveis no acervo da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães




Luís Fernando Veríssimo, junto com Joaquim da Fonseca, escreveu alguns livros traçando perfis das cidades em que visitaram, sendo elas: Paris, New York, Japão e Roma. Fazem uma viagem sentimental pelas cidades, mostrando  pontos e fatos que chamaram a atenção dos autores e que servem como um verdadeiro mapa cultural. 



Guerra nas Estrelas - George Lucas

Você pode acompanhar Luke na sua clássica jornada pelo espaço. Ele, que estava cansado da rotina da fazenda, queria viver aventuras nas estrelas. Interceptou uma mensagem cifrada de uma linda princesa prisioneira e seguiu para salvá-la, armado apenas de coragem e um sabre de luz que tinha sido de seu pai.


Contatos Imediatos de Terceiro Grau - Steven Spielberg

Se você busca extraterrestres, pode embarcar neste clássico dos anos 80. Neste enredo, o operário da rede de cabos Roy Neary, juntamente com outras pessoas, experimenta um contato imediato de terceiro grau, testemunhando a presença de extraterrestres no céu. Após o evento que mudou a sua vida, a inexplicável visão de uma estranha imagem como a de uma montanha o perturba constantemente. Para o desespero de sua família, ele fica obcecado em descobrir o que aquela visão representa. Enquanto isso, bizarros acontecimentos estão ocorrendo ao redor do mundo. Agentes do governo passam a ter contatos imediatos de segundo grau, descobrindo evidências físicas de visitas extraterrestres na forma de uma aeronave militar da segunda guerra mundial e de um navio militar desaparecido há décadas. Roy continua a buscar a visão em uma área remota onde ele e os agentes seguem pistas que os levam ao local dos contatos imediatos de terceiro grau. 


Os Sete - André Vianco

Para quem é mais chegado em uma história de vampiros, o best-seller Os Sete é uma ótima opção. A história começa quando uma caravela portuguesa de cinco séculos é resgatada de um naufrágio no litoral brasileiro. Dentro dela, uma misteriosa caixa de prata esconde um segredo: sete cadáveres aprisionados, acusados de bruxaria. Apesar das advertências grafadas no objeto de prata, a equipe do Departamento de História da Universidade Soares de Porto Alegre decide violar a caixa para estudar os corpos. Afinal, que perigo poderiam oferecer aqueles sete cadáveres? Nenhum. Mas depois que o primeiro deles acorda...


A Volta ao Mundo em 80 Dias - Júlio Verne

Uma viagem conhecida, que merece ser mencionada. Neste livro, Phileas Fogg, cavalheiro inglês muito rico, porém solitário e com uma rotina inalterável, encontra-se com seus amigos para a tradicional partida de jogo noturna, e acaba fazendo uma aposta: a de que seria possível dar a volta ao mundo em 80 dias, e ele mesmo o faria. Então, parte no mesmo dia, acompanhado apenas de seu fiel empregado. Nessa viagem, viverá diversas aventuras e conhecerá vários lugares do mundo. Vale a pena acompanhar Fogg nesta viagem.


Viagem ao Centro da Terra - Júlio Verne

Verne novamente nos leva para viajar, só que desta vez ao centro do planeta. Numa pequena casa em um velho e tradicional bairro de Hamburgo, o jovem Axel, tímido e inseguro, trabalha com seu tio, o irascível professor Lidenbrock, geólogo, e sua discípula, a eficiente Graüben. Em um velho manuscrito, Lidenbrock encontra um criptograma feito por Arne Saknussemm, célebre cientista islandês do século XVI, com a bombástica revelação de que, pela chaminé da cratera do extinto vulcão Sneffels, na Islândia, era possível penetrar até o centro da Terra e que ele - Saknussemm - havia comprovado este fato.

Espero que aproveitem as sugestões, e claro, enviem as suas sugestões aqui nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário