terça-feira, 20 de novembro de 2012

Prêmio Açorianos: Notas sobre o abismo

Notas sobre o abismo, de Rosario Nascimento e Silva, com projeto gráfico de Humberto Nunes e Vanessa Balula, é finalista do Prêmio Açorianos de Literatura 2012 na categoria Projeto Gráfico.


A categoria Projeto Gráfico do Prêmio Açorianos de Literatura 2012, que busca dar o devido reconhecimento às produções editorais por trás das obras que lemos, tem um dos seus finalistas. Notas sobre o abismo (Dublinense, 2012), com a editoração gráfica de Humberto Nunes e Vanessa Balula, prima pela clareza e por um projeto visual que se funde com o texto através de ilustrações, colagens e intervenções gráficas, que se incorporam durante todo o livro de maneira simples ao sentimento da autora. Essa fusão dá ao livro uma caracterização precisa e imediata com o conteúdo escrito, seja por meio de recortes de jornais, propagandas, fotos, edições de ilustrações e figuras. A dialética entre o suporte (livro) com a ideia da autora se mesclam de maneira singular. 

O título Notas sobre o abismo já declara a forma como o livro se apresenta, o projeto se adequa a ideia do livro por meio de marcações espirais de cadernos nas páginas, atribuindo a ideia de notas à forma, trazendo para o livro a semelhança com um bloco de anotações. Além disso, as fontes, temas e os tamanhos das letras são variados, em sua maioria cursivos, para novamente se assemelhar com a letra cursiva à mão. A simbiose entre conteúdo e a forma é evidente, transformando o livro em um objeto visual. A linguagem visual se junta à linguagem verbal e cria novos parâmetros de leitura e interpretação. 

Humberto Nunes, coordenador do projeto gráfico, é designer gráfico formado pela Escola de Criação da ESPM-RS e possui mais de 20 anos de experiência no mercado gaúcho como diretor de arte e designer gráfico de empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário