quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Um convite à leitura de Hesse

O dia nove de agosto marca a data de falecimento de um grande escritor da literatura mundial: o alemão Hermann Hesse, muito conhecido por seu livro (que virou até nome de banda de rock) O lobo da estepe. Não existe comemoração maior para um escritor do que a simples leitura de sua obra, portanto convidamos o leitor a apreciar a arte de Hesse nos muitos volumes disponíveis na Biblioteca Municipal Josué Guimarães, como por exemplo:

O lobo da estepe

A viagem espiritual de Harry Haller. O livro, embora seja um estudo da psique de um homem velho e indomada pela convenção social, contém diversas críticas implícitas ao espírito do revanchismo alemão que impulsionou a Segunda Guerra Mundial, algo que o tornou um clássico após a derrota do Eixo.





O jogo das contas de vidro

Publicado na Suíça em 1943, é considerado o magnum opus de Hesse, sendo o romance que rendeu ao autor o Prêmio Nobel de Literatura em 1946.







Peter Camenzind

Primeira novela publicada por Hesse, já contém diversos temas que se tornariam suas marcas registradas nos anos posteriores à sua publicação, como o papel da arte na vida do homem moderno e o conflito entre a busca pelo avanço da civilzação com a busca da unidade espiritual humana.

Knulp

Livro com três contos separados entre si, mas centrados no protagonista cujo nome dá título à obra: um andarilho que vai de cidade em cidade e conquista as pessoas (e um lugar para dormir) com sua personalidade única.







Nenhum comentário:

Postar um comentário