segunda-feira, 9 de julho de 2012

Os primeiros 48 anos de Getúlio


Para Lira Neto, estamos no ano de 1930. É neste ponto que termina o primeiro volume da biografia em três partes sobre Getúlio Vargas que o biógrafo cearense vem escrevendo - e a segunda parte deve estar pronta pelo início de 2013.

De líder de estado a personagem de romance, Getúlio Vargas é motivo de muitas obras devido à sua figura polêmica e decisões que mudaram (para bem ou mal, dependendo de sobre o quê se fala e de quem está falando) o rumo do Brasil. Da pesquisa de Lira Neto sobre o político de São Borja, os leitores brasileiros receberão três tomos do que poderá vir a ser a mais completa biografia sobre a complicada figura para a história nacional que foi o presidente Vargas. 

É sobre a primeira etapa do desafio de contar a vida de Getúlio, exposta no livro Getúlio - dos anos de formação à conquista do poder, que Lira irá falar em sua palestra no dia 23 de julho, durante o 7º Festival de Inverno de Porto Alegre. O período abordado durante a apresentação do biográfo compreende de 1882 a 1930, desde o nascimento de Getúlio até o ano em que ele se torna presidente do Brasil pela primeira vez.

Quem quiser estar presente para escutar do próprio Lira o depoimento sobre a história de um dos brasileiros que mais marcou a trajetória nacional deve comparecer ao Centro Municipal de Cultura, onde, excepcionalmente hoje, a venda de ingressos para a palestra (e demais eventos do Festival de Inverno) ocorre até as 20h.

E para quem se interessa pela figura de Getúlio e busca outros livros quanto à vida do ex-presidente, há farta bibliografia, conforme nos mostra a imagem abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário