terça-feira, 5 de junho de 2012

Trajetória italiana em livros

A história da Itália já foi motivo de muita análise. E, claro, há muito material documentando a história do povo italiano - desde manuscritos antigos, em latim, até livros escritos por historiadores e jornalistas. contemporâneos. Como preparação para o curso Itália no Desafio dos Tempos, com o professor Voltaire Schilling, vamos recomendar alguns títulos sobre a história da Itália, detalhando o conteúdo de cada livro:

Os italianos, de Luigi Barzini

O livro de 1964 do jornalista italiano Luigi Barzini Jr. se tornou best-seller nos Estados Unidos, Inglaterra e outros países por apresentar o que o autor identifica como a "alma" do povo italiano. O texto de Barzini é um ensaio prolongado, no qual o jornalista constrói o retrato de seu povo (não isento de distorções e idealizações da parte do observador) enquanto detalha a identidade nacional dos italianos e a importância de diversos momentos históricos passados na pátria de Dante Alighieri.


Itália: os séculos decisivos, de Indro Montanelli e Roberto Gervaso

Estudo de dois jornalistas italianos sobre o período entre os anos 1000 e 1250 no país mediterrâneo. A linguagem do livro, por vezes, choca o leitor, devido às liberdades tomadas pelos autores, que buscam fugir ao texto sóbrio dos estudos acadêmicos. O trabalho de Montanelli e Gervaso remonta a história da Itália na época das Comunas e das Cruzadas, quando ocorriam conflitos de poder entre o Papado e o Império. Para contrastar a Idade Média com o Renascimento, que será exposto por Voltaire Schilling no curso, vale a pena dar uma lida neste resgate.


Italianos e gaúchos, de Thales de Azevedo

O Brasil é composto de uma grande pluridade de povos, como todos sabemos. O mesmo ocorre com o Rio Grande do Sul, e o povo italiano imigrante (e seus descendentes) contribuíram para o progresso do estado. O livro de Thales de Azevedo detalha a vinda dos primeiros italianos para o sul do Brasil, seu estabelecimento e desenvolvimento em solo rio-grandense. Extenso e detalhado, o livro ficou em 1º lugar em um concurso comemorativo aos 100 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos a Nova Milano, em maio de 1875, sendo publicado pelo Instituto Estadual do Livro (IEL) em 1975. 

Esses livros estão disponíveis na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário