terça-feira, 26 de junho de 2012

Gil e os livros

Hoje, dia 26 de junho, um dos mais importantes músicos brasileiros faz aniversário: Gilberto Gil completa 70 anos de vida.

Suas composições, desde os Festivais da Record no final dos anos 1960 até os dias de hoje, são integrantes inseparáveis da identidade cultural brasileira. Ao lado de Caetano, as canções e letras de Gil integram o imaginário coletivo do povo brasileiro. Quem quer entender as letras das músicas destes dois compositores pode participar da palestra A Letra e a Música a partir de Caetano e Gil, com Antônio Cícero, que ocorre durante o 7º Festival de Inverno de Porto Alegre, no dia 27 de julho. Para maiores informações sobre a palestra, clique aqui

O ex-Ministro da Cultura dedicou a vida inteira à música e outras produções culturais brasileiras. Como não poderia deixar de ser, sua atuação como ator cultural, além de fazer com que fosse conhecido pela população do País inteiro, também o transformou em assunto de diversos livros. Apresentamos a seguir algumas obras que falam sobre a trajetória e as músicas de Gil:

Todas as letras, de Gilberto Gil (Companhia das Letras, 2003)










O sol nasceu pra todos - A história secreta do samba, de Luis Carlos de Morais Júnior (Litteris, 2011)









Tropicalismo - Ideologia ou utopia?, de Judite Botafogo (Nova Presença, 2003)

Nenhum comentário:

Postar um comentário