segunda-feira, 25 de junho de 2012

El cielo de Julio Cortázar, por Martín Kohan


El cielo de Cortázar, nas palavras do escritor e crítico literário argentino Martín Kohan, será o tema regente da sua palestra no 7º Festival de Inverno de Porto Alegre. Kohan fará uma breve leitura crítica de algumas narrações fundamentais de seu (pseudo)conterrâneo, Julio Cortázar, para localizar características fundantes da sua escrita e da sua maneira de entender o que é e como funciona uma ficção literária.

Segundos fora (Cia das Letras, 2012)
Dentre as narrações a serem discutidas durante o festival, o palestrante já destacou três contos para os interessados irem organizando sua leitura:  Las puertas del cielo, El otro cielo e Torito. Os dois primeiros possuem suas versões traduzidas na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães nos livros Todos os fogos o fogo (Círculo do Livro, 1975) e Bestiário (também Círculo do Livro). Torito, o conto sobre box que fará a ligação entre a obra de Cortázar e o mais novo livro de Kohan, Segundos fora, pode ser lido em sua versão original aqui.

Essa não é a primeira vez que o escritor passa aqui pela CLL. Em junho do ano passado, durante o primeiro módulo do seminário Livros que abalaram o mundo, promovido pela Coordenação, Martín Kohan comentou sobre a obra do escritor russo Vladimir Nabokov, Lolita. Para dar uma prova da leitura de Kohan acerca de outro autor, resgatamos o vídeo em que ele nos apresenta, enfim, a menina Lolita:





El cielo de Cortázar
R$ 5,00
26/07
19h30min às 21h
Sala Álvaro Moreyra



Nenhum comentário:

Postar um comentário