quinta-feira, 12 de abril de 2012

Literatura Urgente neste sábado


Ocorre neste sábado, dia 14 de abril, um encontro de professores de Literatura e interessados no rumo do ensino dessa área. A reunião, planejada a partir do grupo Literatura Urgente via Secretaria Municipal de Educação (SMED), tem como objetivo debater o ensino da literatura e conta com grandes nomes e teóricos rio-grandenses numa discussão organizada pelo professor Luís Augusto Fischer.


QUEM: Para os professores de literatura, tanto os que são professores da disciplina autônoma, no Ensino Médio ou Superior, quanto os colegas que lecionam literatura com língua, no Ensino Médio ou no Fundamental, e igualmente os interessados em geral, como alunos.



O QUÊ: uma reunião preliminar, de cerca de duas horas de duração, para discutir o que está acontecendo com o ensino de literatura na escola hoje. Não queremos falar apenas de vestibular, nem só do ENEM, nem só do programa do concurso para o magistério estadual, embora tudo isso esteja no nosso horizonte.



O TEMA: o que fazer com o ensino de literatura na conjuntura atual, pensando a coisa não academicamente, mas politicamente – este advérbio é o nosso foco. Queremos discutir a necessidade de alguma organização nossa, por menos formal que seja, mas que seja capaz de expressar um ponto de vista coletivo, para ser ouvido institucionalmente (nas secretarias, no ministério) e nas mídias públicas (jornais, tevês, rádios, digitais etc).


PROPOSTA: conversar sobre o que tem acontecido, sobre realidades que vivemos, sobre perigos que temos presenciado, sobre forças potenciais que podemos mobilizar, etc.; e que tenhamos, ao final do encontro, ou um manifestozinho (curto, direto ao ponto) ou ao menos um embrião de manifesto, a ser divulgado na sequência.


DINÂMICA: teremos uma mesa diretora, dois ou três, para repartir a palavra e anotar coisas; imagino que a gente possa abrir a palavra inicialmente para uma rodada de depoimentos; e depois encaminhamos deliberações. Nada muito duro, nada muito formal, mas com objetividade e pensando na ação.



QUANDO: neste sábado, 14/04/2012, às 10h, no Teatro Renascença, dentro do Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues, Av. Erico Verissimo, 307 (esq. com Av. Ipiranga), em Porto Alegre - RS.


Confira os demais participantes confirmados:


Daniel Weller
Pedro Gonzaga
Guto Leite
Homero Vizeu Araújo 
Sergius Gonzaga 
Flavio Azevedo 
Paulo Seben 
Jane Tutikian 
Antonio Sanseverino 
Gabriela Luft 
Karina Lucena 
Carla Vianna 
Marcelo Frizon 


Nenhum comentário:

Postar um comentário