sexta-feira, 27 de abril de 2012

Convite: O Centro Literário de Porto Alegre

Como o leitor já deve estar sabendo, quem gosta de literatura está tendo boas oportunidades de conversar e aprender sobre o assunto com a atual programação de eventos na capital gaúcha. Ainda festejando a Semana do Livro, vamos apresentar alguns programas interessantes que ocorrem hoje, dia 27, e que (os dois primeiros) seguem amanhã no centro de Porto Alegre - quem estiver passeando por lá, vai se deparar com Livro e Literatura por todo o lado.

5ª FestiPoa Literária

A FestiPoa Literária conta ainda com dois dias de eventos para festejar a produção literária e a leitura. Hoje, o foco da noite é a poesia: Antonio Carlos Secchin (que estará também lançando seu livro Memórias de um leitor de poesia) e Ricardo Silvestrin debatem a produção poética e a leitura de poesia às 18h30min no auditório Luís Cosme da Casa de Cultura Mário Quintana. A seguir, às 20h30min, há a homenagem aos 100 anos da publicação da obra Eu, do saudoso poeta Augusto dos Anjos, com Jaime Medeiros Jr., Paulo Seben, Sidnei Schneider e Ana Tettamanzy. A noite encerra com a apresentação poética-musical do projeto Eletropoeteria, com Lucas Reis Gonçalves e Dado Vargas, às 22h. Durante o evento, também ocorre o lançamento da antologia de poetas do Sul (RS, SC, e PR) Moradas de Orfeu, organizada por Marco Vasques. Confira no site oficial a programação de amanhã.

I Odisseia de Literatura Fantástica

Ocorre hoje às 19h no Memorial do Rio Grande do Sul a palestra Simões Lopes Neto e o fantástico em Lendas do Sul. Primeiro evento da Odisseia, que continua amanhã a partir das 10h30min no mesmo local, a palestra será apresentada pelo professor Cesar Augusto Barcellos Guazelli, licenciado e mestre em História pela UFRGS, e doutor em História Social pela UFRJ, e discorre sobre os elementos fantásticos na prosa de um dos maiores escritores gaúchos. Depois da palestra, de acordo com um dos idealizadores e organizadores da convenção, Duda Falcão, a ideia é continuar a reunião com os interessados no gênero fantástico para discutir informalmente a literatura brasileira e estrangeira que vem sendo desenvolvida dentro do universo da Fantasia, Horror e Ficção Científica. Para descobrir o que ocorre amanhã na Odisseia, clique aqui.

Pré-lançamento do livro Mercado Público


Também hoje se realiza o evento de pré-lançamento do livro Mercado Público - Palácio do Povo, pela editora Libretos. O livro terá 154 página, com textos de Rafael Guimaraens, ilustrações de Edgar Vasques, design de Clô Barcellos e fotos de Marco Nedeff e Ricardo Stricher. O lançamento ocorrerá somente durante a 58ª Feira do Livro de Porto Alegre, mas quem se interessa pela história de um dos mais emblemáticos símbolos da capital gaúcha, pode comparecer ao evento de hoje, que será às 19h no Memorial do Mercado Público, para prestigiar a memória social da cidade.


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário