segunda-feira, 23 de abril de 2012

Comemore o Livro e sua casa reformada!


A literatura está em constante mudança. Dos textos mais antigos ao ápice da transgressão modernista (e depois pós-modernista), sempre existe espaço para desenvolvimento e transformação. Escritores, desde os primórdios da escrita, trabalham buscando modos de reinventar o texto e novas formas de contar histórias. Mesmo o livro mudou, passando dos tomos antigos às edições e antologias das editoras modernas, até atingir o tecnológico ebook. Nosso espaço de discussão e apresentação deste produto em mudança eterna é este blog. Decidimos que chegou a hora de mais uma reinvenção. 

Hoje, dia 23 de abril, é o Dia Mundial do Livro e do Direito do autor. Não existe melhor oportunidade para prestar homenagem a amigos como Cervantes, que comemora 396 anos de sua morte, e Shakespeare, cujo nascimento e morte são celebrados hoje. Lembrando desses dois grandes nomes da literatura mundial, que transformaram para sempre os livros, resolvemos, aqui na Coordenação do Livro e Literatura, passar por esta pequena transformação como singelo tributo. Este é o novo visual do nosso blog; uma edição comemorativa e definitiva do nosso livro; um novo projeto gráfico para guardar um dos maiores tesouros da humanidade: a palavra. Pode parecer um presente pequeno, mas acredite, leitor: as intenções são as melhores - queremos facilitar a leitura e simplificar o design deste espaço para continuar nosso trabalho apaixonado de estimular a leitura, difundir o livro e incentivar a produção literária. Ainda estamos em fase de mudanças, mas já estamos gostando dessa nova casa, embora nem toda a mobília esteja no lugar definitivo.

Com as novidades no blog, enviamos também ao leitor um convite: hoje à noite ocorre no Teatro Renascença a Solenidade pelo Dia Mundial do Livro e do Direito do autor. O evento, ponto de culminância da Semana do Livro em Porto Alegre, é organizado pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) e homenageia, além de Cervantes, Shakespeare, Monteiro Lobato e São Jorge (hoje  também é o dia do santo), diversos cidadãos envolvidos com o livro e literatura. 

De acordo com Jussara Rodrigues, produtora executiva da CRL, a premiação contempla agentes do setor que se destacaram durante o ano de 2011. "Os homenageados são os Jubilados — quem trabalha com o livro há 25, 35 até 50 anos; os Amigos do Livro — as cinco pessoas que no ano anterior fizeram muito pela causa do livro e leitura; e há também a Biblioteca e Evento Destaque, além da Personalidade do Ano — a pessoa que mais trabalhou pela causa do livro durante o ano passado". Convidamos o leitor para participar dessa festa!   

Celebremos o livro! Celebremos a literatura! Mas celebremos, acima de tudo, os dois personagens principais da história, elementos essenciais para o desenrolar da trama (que, caso não existissem, anulariam toda a razão de ser da produção literária): o escritor e o leitor. Como, se não nos identificamos com o primeiro personagem, certamente sentimos proximidade do segundo, estamos todos de parabéns! Que siga a festa! Ainda há muita história pra contar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário