terça-feira, 20 de março de 2012

Palestra: Stefan Zweig e a Perseguição aos Judeus

Na palestra Stefan Zweig e a Perseguição aos Judeus, que ocorrerá dia 24 de março, às 21h30, na sala Álvaro Moreyra (av. Erico Verissimo, 307), o escritor Deonísio da Silva e o professor Voltaire Schilling irão se deter sobre um tema bastante importante e pouco discutido da cultura brasileira: como a imigração judaica causada pela Segunda Guerra Mundial influenciou e enriqueceu nossas letras.

Na primeira metade da palestra, Deonísio da Silva, autor de Lotte & Zweig (editora LeYa), irá falar sobre o escritor austríaco Stefan Zweig — que cunhou a célebre frase “Brasil, país do futuro”. Deonísio discutirá a vida e obra do escritor, se detendo na breve passagem de Zweig pelo Brasil, sua fascinação por nosso país, o relacionamento com sua esposa, Charlotte ‘Lotte’ Elizabeth e o eventual suicídio do escritor. 

Na outra metade, o professor Voltaire Schilling irá ampliar o contexto abordado por Deonísio, falando sobre os outros judeus que vieram ao Brasil na esteira da Segunda Guerra — figuras importantes como, por exemplo, o escritor e tradutor Paulo Rónai e o diretor teatral Ziembinski.

A palestra faz parte da programação da Semana de Porto Alegre, promovida pela Prefeitura de Porto Alegre através da Secretaria da Cultura.

Stefan Zweig e a Perseguição aos Judeus
Deonísio da Silva e Voltaire Schilling
24/3 — 21h30
Sala Álvaro Moreyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário