quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Fantástico Mundo das Bibliotecas - Biblioteca da Catalunha

Que tal uma biblioteca localizada a menos de um quilômetro do mar? Quem visita Barcelona, na Espanha, pode aproveitar para conferir, além da praia, o acervo histórico da Biblioteca da Catalunha.

Fundada em 1907 como biblioteca do Instituto de Estudos Catalães, a instituição tem por missão coletar, preservar e disseminar a produção bibliográfica catalã, além da produção ligada à área de língua catalã, de promover sua conservação e de trabalhar para a propagação de seu legado bibliográfico, além de afirmar-se enquanto centro de consulta e pesquisa. Desde sua criação até ser transferido, a Biblioteca da Catalunha ocupava espaço no Palau de la Generalitat de Catalunya. Em 1931, depois de ter sido adquirida pelo governo municipal de Barcelona, a biblioteca passou a ser instalada no antigo prédio do Hospital de la Santa Creu, patrimônio da arquitetura espanhola do séc XV. A inauguração da biblioteca em sua localidade atual e com acesso ao público só acabou por ocorrer no ano de 1940.

Passando por uma renovação no início da década de 90 que adicionou quatro níveis subterrâneos para depósito de documentos (com mais de 40km de espaço em estantes e prateleiras) e um prédio anexo à estrutura, a biblioteca hoje exibe um estilo gótico marcante, ocupa mais de oito mil metros quadrados e possui cerca de três milhões de itens em seu acervo. Em 2007, a biblioteca aceitou participar do Google Books Library Project, projeto no qual as obras de domínio público da coleção irão ser escaneadas e disponibilizadas na internet. Clique aqui para dar uma olhada no que já está disponível online (pra quem entende catalão).



Nenhum comentário:

Postar um comentário