terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Retrospectiva Açorianos: 2007

Vencedor na categoria Projeto Gráfico/Design: Terra Adentro, de Luiz Sérgio Metz, Pedro Luiz da Silveira Osório e Tau Golin (Editora Arquipélago)


1980. Metz, Osório e Golin eram personagens, um da vida do outro. Dividiam os mesmos interesses, frequentavam as mesmas ruas, as mesmas reuniões que exigia a militância política. O sufoco que o jornalismo passava durante essa época, antecedente da abertura democrática. Dessa afinidade e criatividade coletiva surgiu uma ideia, que veio a se concretizar sem dois pensares. Na data citada acima, o trio partiu à cavalo da cidade de Santa Maria, em uma viagem que durou 13 dias, se esticou por 13 quilômentros, até Jaguarão, perto da divisa do Brasil com o Uruguai. 

No rumo que construíram, dormiram em estâncias, alimentaram-se em pequenos bolichos, enfretando as mudanças de temperatura características do pampa. Travaram encontros com personagens que descobriram ao longo, acompanharam as mudanças da modernidade na afastada campanha, como a chegada da televisão e da mídia em massa. Viram o Rio Grande do Sul em um momento onde o tradicional começa a ser seduzido pelos inventos e pela cultura das cidades grandes. Ou seja, registraram um momento de choque, os resquícios que ainda estavam intocados. 

Inicialmente seus relatos vieram em forma de uma reportagem especial publicada no Caderno de Sábado do Correio do Povo. Embora as raias que a prática jornalística impõe, às vezes, isso não foi barreira para a perpetuação de uma prosa com uma melodia criativa e campeira. Um estilo de causo, propício para falar desse tipo de região, mas não presa a ela. O interesse principal dos autores não é tentar compreender o que presenciaram. Muito menos fazer isso com a mesma distância e frieza que o conhecimento analítico propõe. Ambos ansiavam apenas observar e transformar o visto em palavra, e para isso, se aproximavam o quanto podiam do cenário no qual estavam inseridos. 

2006. O livro vem para garantir a memória desses textos, não apenas ricos em conteúdo, mas válidos também pela linguagem que contêm. Além da importância dessa publicação dado o seu ineditismo, o livro foi agraciado com um bom projeto de arte, o que o Prêmio Açorianos soube reconhecer bem. O projeto gráfico de Paola Bulcão Mânica soube valorizar a obra o quanto ela merece. Na própria capa, temos um retrato forte da viagem de ambos. O cachorro, que virou companheiro de viagem os acompanhando durante todo o percurso, está localizado no centro da foto, como um guia que os leva em meio a uma natureza da qual não estão acostumados, e por isso, continuam a seguir. 

Sobre os autores:

Luiz Sérgio Metz (Santo Ângelo, 1952) faleceu em 1996, aos 43 anos. Escritor, jornalista e letrista, é autor de outros três livros. Terra Adentro também homenageia o autor, já que foi lançado dez anos após sua morte. Outros títulos: O primeiro e o segundo homem (contos), Aureliano de Figueiredo Pinto (biografia) e Assim na terra (novela).

Tau Golin é jornalista e professor universitário. É autor de vários livros, entre eles A guerra guaranítica e A fronteira (em dois volumes). 

Pedro Luiz da Silveira Osório, nascido em Jaguarão (RS), é jornalista e professor universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário