terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Lançamentos 2012

Selecionamos três livros que estão estreando junto ao início do ano. Lançamentos distintos, porém, que ficam bem em qualquer biblioteca. Conheça e aproveite!

As Coisas, Georges Perec
Editora Companhia das Letras

Perec foi um romancista francês do século XX. Particpou da OuLiPo, movimento literário que existia em paralelo com o Novo Romance Francês. O autor é conhecido por utilizar não só as teorias literárias como também a matemática para compor suas obras, o que ajuda em seus poderosos jogos de linguagem. Em 1965, ganhou o Prêmio Renaudot com esse livro, lançado no início de 2012 no Brasil. Em “As Coisas” os leitores conhecerão Perec em seu potencial de iniciante. Recheado de intertextualidade, a obra tem como personagens principais um casal de vinte anos, Jérôme e Syvie. No começo de suas trajetórias, ambos que trabalham em uma agência de publicidade, aplicam questionários de estudos motivacionais. Ambos, entre a boêmia e a intelectualidade, acabam se interessando mais pelo comum, como um apartamento grande e mercadorias de desejo. O objetivo fundamental de Perec era demonstrar nesse romance toda a fascinação que os objetos geram nas pessoas.

Meus Anos Verdes, José Lins Rego
Editora José Olympo

Ao lado de Graciliano Ramos, Erico Veríssimo e Jorge Amado, José Lins foi um dos maiores romancistas regionalistas da nossa literatura. Seu primeiro romance, e o mais elogiado, Menino de Engenho foi publicado em 1932, com bons olhos da crítica. Meus Anos Verdes trata-se de um livro de memórias desse escritor. Lembranças da infância, o crescimento no antigo engenho e outras histórias pessoais se apresentam. Um livro que possibilita entender mais sobre a figura e obra desse escritor brasileiro, já que clareia os motivos de suas inspirações, posicionamentos e criações.

Rapapés & Apuros, Bruna Beber
Editora 7 Letras

É o terceiro livro de poesia da escritora. Durante os anos 2000, a poeta colaborou com diversos sites e revistas impressas de literatura, poesia, música e Internet. Depois disso, publicou sua primeira obra, A fila sem fim dos demônios descontentes. Em 2009, lançou seu segundo livro, Balés. Em Rapapés & Apupos estão reunidos poemas da autora escritos por entre 2000 e 2005, acompanhados por desenhos de  Francine Jallageas. Foi Publicado primeiramente em uma tiragem de 50 exemplares pela Edições Moinhos de Vento, em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário