quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

2011 na CLL: Difusão do Livro


Fechando nossa retrospectiva de 2011, vamos falar agora dos eventos organizados pela Difusão do Livro (que, por sinal, é o setor da Coordenação do Livro e Literatura da qual este blog faz parte).  Então, que tal recordar conosco os pontos altos do ano aqui na CLL? A gente se vê em 2012!

 
Em janeiro, abrimos os trabalhos com um seminário do professor Voltaire Schilling sobre os dez anos dos atentados de 11 de setembro de 2001. Mesmo estando no auge do verão porto-alegrense, o curso foi um sucesso total, tendo lotação esgotada logo antes de seu primeiro dia. Sério mesmo. Temos até um post para provar.



Entramos em março com a marotana que foi o 24 Horas de Cultura, há três edições  organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e que ocorreu durante a 52ª Semana de Porto Alegre. A programação de literatura contou com palestras de Voltaire Schilling (Hitler -- O Anjo das Sombras), Antonio Cicero (Como ler poesia), Paulo Markun (Legalidade: 50 Anos) e uma edição especial do Sarau Elétrico no Teatro Renascença, sobre erotismo e pornografia (algo muito bem ilustrado pela iluminação da foto abaixo, diga-se de passagem).



Infelizmente, 2011 também ficará lembrado como o ano em que perdemos um de nossos maiores escritores. E é claro que a memória e obra de Moacyr Scliar não deixariam de ser homenageadas durante a programação da Semana de Porto Alegre -- foram três dias de palestras com Sergius Gonzaga, Flávio Loureiro Chaves, Maria da Glória Bordini, Luís Augusto Fischer, Mirna Spritzer e Abrão Slavutzky, e fizemos um texto sobre as  palestras aqui.



Maio foi o mês das oficinas literárias aqui na Coordenação. Realizamos uma sobre literatura infantil com Christina Dias (na qual "os participantes terão oportunidade de reviver as suas experiências como leitores e receptores das histórias que ficaram marcadas em suas memórias", conforme notamos na época) e outra focada na redação literária per se, com Diego Petrarca.
 

Também em maio, demos início ao seminário Livros que Abalaram o Mundo, que se estendeu até o fim de julho divido em dois módulos. Textos tão diferentes quanto fundamentais como A Origem das Espécies, Lolita, o Novo Testamento, Liberdade e O Manifesto Comunista foram discutidas por Jane Tutikian, Martín Kohan, Flávio Moura e Eduardo Wolf, entre outros



A programação de literatura do 6º Festival de Inverno foi anunciada no começo de julho. E a partir dali começamos a nos movimentar para organizar uma semana inteira, de manhã à noite, com cursos e palestras de pessoas como Lobão, Márcia Tiburi, Paulo Markun, Arnaldo Antunes e Affonso Romano de Sant'anna. E é claro que também fizemos uma extensa cobertura de tudo que rolou.


 
Oficina de Prosa -- Primeiro Percurso

Em setembro, terminamos outra oficina literária aqui na CLL. Ronald Augusto esteve no comando desta, e, no fim das aulas, chegamos a entrevistá-lo.



Curso Mundo em Convulsão -- As Grandes Revoluções


Foi pura coincidência, mas o caso é que Voltaire Schilling abriu e fechou 2011 aqui na Coordenação do Livro. Sua palestra sobre as grandes revoluções começou no fim de outubro e se estendeu até o começo de novembro, abordando em cinco aulas desde a revolução puritana até a mexicana.




Noite do Livro

O professor Voltaire pode ter feito a última palestra na CLL, mas o que fechou definitivamente o ano pra todo mundo aqui foi a Noite do Livro, quando os vencedores do Prêmio Açorianos de Literatura foram anunciados. Com apresentação de Humberto Gessinger e Vivian Schaeffer e  presença do prefeito José Fortunati, a noite de 12 de dezembro encerrou com pompa e circunstância o ano de 2011 para todos os amantes do livro e da leitura em Porto Alegre. 

Um comentário: