quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Finalistas do Fato 2011

Foram divulgados os finalistas do Prêmio Fato Literário 2011, promovido pelo Grupo RBS, que aponta instituições, personalidades, obras ou eventos em destaque no cenário da literatura no Rio Grande do Sul.

Neste ano, são seis indicados divididos em duas categorias: personalidade e projeto literário. Os vencedores são escolhidos por uma comissão oficial (que escolhe uma personalidade e um projeto) e por um júri popular (elege um vencedor entre as duas categorias).  

PERSONALIDADES
Ana Mariano  
Porto-alegrense e formada em Direito pela UFRGS, Ana Mariano começou na literatura com textos em revistas literárias e antologias. Publicou seu primeiro livro foi Olhos de Cadela (L&PM), em 2006. Este ano, lançou o romance Atado de Ervas (L&PM).  
Gunter Axt  
Historiador porto-alegrense, graduado pela UFRGS, é também consultor e gestor cultural. Organizou e colaborou com mais de 50 livros, entre eles As Guerras dos Gaúchos, obra vencedora de dois Açorianos. 
Ivo Bender
Com 50 anos de carreira, o escritor, dramaturgo, tradutor e professor gaúcho Ivo Bender tem mais de 15 peças de teatro, leciona no Instituto de Artes da UFRGS. É autor de contos e tradutor de poesia e de peças de teatro.  

PROJETOS
Literários Amigos da Leitura (Imigrante, RS)  
Alunos do Ensino Fundamental são eleitos como “vereadores mirins” para incentivar o prazer pelos livros entre adultos. Através de visitas às indústrias da região, eles organizam exposições, empréstimos e leituras de obras.  
Conto no Assentamento Filhos de Sepé (Viamão, RS)  
Desenvolvido na Casa de Leitura do assentamento Viamão pelos bolsistas do Pós-Graduação de Letras/UFRGS,  o projeto promove leituras para crianças e adolescentes. Das leitura,s surgem textos, desenhos, brincadeiras e o empréstimo de livros.
Sport Club Literatura 
Iniciado em 2007, com o nome Copa de Literatura Brasileira, o Sport Club Literatura analisa a literatura universal de maneira lúdico-desportiva. Resenhistas apresentam, avaliam e confrontam obras ao vivo no palco do StudioClio.  

VOTO POPULAR
Entre o dia 28 de outubro e 11 de novembro, no site do Fato Literário e no estande do Grupo RBS na Feira do Livro de Porto Alegre.  

VENCEDORES 
Os vencedores eleitos pelo júri oficial e pela votação popular são conhecidos durante o evento da premiação que ocorre no encerramento da Feira do Livro de Porto Alegre, no dia 15 de novembro. O escolhido por votação popular recebe o prêmio de R$ 10.000,00 e cada um dos escolhidos pelo júri oficial recebe R$ 20.000,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário